segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Retrospectiva 2014 - Parte 1 (Pré-Copa)

Final de ano chegando, hoje teve início o último mês desse movimentadíssimo 2014, e é hora de lembrar o que aconteceu nesses dias. Neste ano, dos tradicionais campeonatos estaduais e nacionais, em suas várias divisões, passando por amistosos sensacionais e culminando com a Copa do Mundo em solo brasileiro, não faltou futebol por aqui. Assim, vamos fazer uma retrospectiva dos principais jogos que vi no estádio em 2014. Dividi essa retrospectiva em três partes. A primeira dedicada aos jogos vistos antes da Copa do Mundo, a segunda dedicada à própria Copa e a terceira às partidas pós-Copa. Vamos, então, à primeira parte.

0. Brasília x Bosque Formosa (jogo não realizado) - Manhã de sábado, 18 de janeiro. No país que, em alguns meses, sediaria a Copa do Mundo, a temporada estava começando. Claro que havia alguns jogos mais badalados, e outros mais perdidos, mas em cada canto do país uma bola rolaria. Um torcedor acorda cedo para ver seu time estrear no campeonato local, chega ao estádio, compra seu ingresso, mas o jogo não acontece porque... um dos times teve as chuteiras roubadas. Foi isso que aconteceu no jogo entre Brasília e Bosque Formosa, marcado para o Serejão. Logo na abertura do campeonato, a bola não rolou, pois, em uma estranhíssima história, as chuteiras dos jogadores do time goiano desapareceram. Restou ao torcedor voltar para casa e esperar a rodada seguinte. A Federação acabou remarcando o jogo - para um dia de semana à tarde - e o Brasília venceu por 3 a 2.

1. Brasília 0x0 Cene - Jogo 675 - 12/02/2014 - Havia novidade no ar. Este ano, foi realizada a primeira edição da Copa Verde, criada pela CBF para contemplar times do Norte, do Centro-Oeste e do Espírito Santo. Uma boa ideia da confederação nacional, que, se bem explorada, poderia (e poderá) alavancar o futebol nessas áreas. Minha primeira participação nessa competição foi no jogo entre Brasília e Cene. O Brasília teve as melhores chances de marcar, mas, demonstrando uma incrível falta de pontaria, ficou no 0 a 0. O time iria à forra em solo sul-matogrossense, dando início à sua vitoriosa trajetória nessa competição, que culminaria com o título.


2. Brasiliense 1x0 Vilhena - Jogo 679 - 26/02/2014 - Não é todo dia que se "mata" um clube (ou seja, que se vê o clube pela primeira vez ao vivo). O que dizer então de "matar" um Estado? A Copa Verde me permitiu, pela primeira vez, ver um clube de Rondônia ao vivo, no caso o Vilhena. Nessa noite de 26 de fevereiro, o Jacaré abriu o placar logo no início, mas não teve vida fácil. No fim, o time segurou a vantagem mínima e acabou, dias depois, ratificando sua classificação em território adversário.


3. Sobradinho 2x0 Gama - Jogo 687 - 30/03/2014 - Um dos jogos das quartas-de-final do Candangão de 2014 foi justamente o confronto que envolve duas das maiores torcidas do DF, considerando-se, claro, somente os clubes locais. É um confronto que eu gosto de ver in loco. O Gama havia vencido a primeira partida por 2 a 1, e só precisava de um empate. Mas, no Augustinho Lima, o Sobradinho fez prevalecer o fator campo. Com dois gols no segundo tempo, e tendo ainda o artilheiro Dimba expulso, o Leão da Serra se classificou para as semifinais do Candangão, fase na qual acabaria eliminado pelo Luziânia.


4. Atlético-GO 2x2 Flamengo-PI - Jogo 689 - 09/04/2014 - A minha primeira viagem a Goiânia de duas que eu faria em duas semanas para ver jogos da Copa do Brasil. Essa competição sempre permite incluir times sensacionais na minha lista, e o rubro-negro piauiense se tornou o terceiro clube do Estado que eu vi in loco. Os piauienses chegaram a fazer 1 a 0, resultado que levaria a decisão para os pênaltis, e seguraram o resultado por um bom tempo. Mas o Dragão chegou à virada. No finalzinho, o Flamengo até empatou, mas já era tarde, e o time goiano avançou na competição.


5. Goiás 0x0 Botafogo-PB - Jogo 690 - 16/04/2014 - O Botafogo da Paraíba era o único time das três principais séries do Brasileiro que eu nunca havia visto no estádio. E, se eu planejava uma viagem a João Pessoa para resolver essa "pendência", o destino me presenteou com uma partida do time em Goiânia (mas espero em breve ver o Botafogo em sua casa). Para surpresa de muitos, o Botafogo, que havia vencido por 2 a 0 a partida de ida, conseguiu segurar o 0 a 0 e avançou na Copa do Brasil, eliminando o alviverde goiano. Como "prêmio de consolação", o Goiás se garantiu na Copa Sul-Americana.


6. Brasília 2x1 Paysandu - Jogo 692 - 21/04/2014 - Um dos jogos mais emocionantes do ano. No aniversário da cidade, Brasília e Paysandu decidiam a Copa Verde. Os paraenses haviam vencido por 2 a 1 em Belém. No Mané Garrincha com bom público, o Brasília chegou a abrir 2 a 0, mas levou um gol na reta final do jogo, e a disputa foi para os pênaltis. A série de cobranças foi emocionante, e no final o Colorado venceu e ficou com a taça. Forma sensacional de comemorar o aniversário da cidade.


7. Mauaense 2x2 Jabaquara - Jogo 698 - 10/05/2014 - Finalmente concretizando o projeto de ver uma partida do Mauaense no Pedro Benedetti. O time da casa chegou a abrir uma vantagem de 2 gols, e deu a impressão de que venceria tranquilamente o onze santista. Mas o Jabuca reagiu e foi buscar o empate, em um bom jogo.


Nenhum comentário: