sábado, 5 de julho de 2014

CdT na Copa - Parte 6: com gol no início, Argentina elimina Bélgica

E a Copa do Mundo vai chegando ao fim. Com apenas seis equipes ainda na briga pelo título de campeã mundial, o Mané Garrincha recebeu, no último sábado, no ingrato horário das 13 horas, mais um confronto eliminatório. Argentina e Bélgica se enfrentaram para ver qual das duas permaneceria na briga pela taça. Ambas chegaram a essa fase com campanhas perfeitas (4 vitórias em 4 jogos), e, de um lado, a Argentina, cotada como favorita desde o início da Copa, e do outro, a Bélgica, sempre indicada como possível surpresa, buscavam ratificar suas condições. Com as duas, a minha lista de seleções vistas ao vivo chega a 17 equipes - algo inimaginável há poucos meses, quando eu só tinha quatro seleções na minha lista pessoal. Assim, esperando um grande jogo, fui ao Mané Garrincha. Caminhando por lá, ainda encontrei o amigo Marçal, do saudoso FutBrasil, um dos melhores sites sobre futebol do fim dos anos 90 e começo dos anos 2000. Depois de conversar com ele, voltei a meu lugar e fui curtir o jogo.

Parte de trás das famosas placas de publicidade: o bônus de ficar na fileira B.

A Argentina começou melhor no jogo, criando boas oportunidades. E demorou apenas sete minutos para sair o gol dos argentinos: Higuain acertou um belo chute da grande área para colocar os sulamericanos em vantagem.

Briga pela bola no campo de ataque da Argentina.

Os belgas até ensaiaram uma reação depois de sofrer o gol, mas pouco conseguiam produzir. A Argentina, embora em um ritmo mais lento, ainda era melhor, e seus ataques eram mais perigosos. Um lance marcante aconteceu aos 21 minutos, quando Di Maria tentou um passe de letra para Higuain, mas acabou errando a jogada.

Bola na área: belgas tentam chegar.

Por volta dos 30 minutos, Di Maria teve que ser substituído, por contusão. Depois disso, somente aos 38 minutos voltou a acontecer algo de interessante. E foi a marca do craque: Messi fez uma bela jogada, e sofreu falta na entrada da área. Ele mesmo cobrou e, por muito pouco, não aumentou a diferença. Depois disso, apenas alguns lances isolados, sem grande perigo, antecederam o apito do intervalo.

A Argentina pressionou nos primeiros minutos da segunda etapa, e essa pressão terminou com uma bela jogada de Higuaín que, sozinho, carimbou o travessão. Depois disso, os belgas foram ao ataque, em busca do empate, e passaram a pressionar os argentinos, que se defendiam bem.

Ataque da Argentina, já na segunda etapa.

O ritmo do jogo caiu muito. Os belgas praticamente jogavam no campo da seleção argentina, mas pouco conseguiam produzir de realmente perigoso. Aos 35 minutos, o técnico argentino, temendo levar o empate, tirou Higuaín para a entrada de Fernando Gago.

Escanteio para a Argentina.

Já nos acréscimos, Messi perdeu um gol cara a cara com o goleiro. Mas era tarde para a Bélgica fazer valer o famoso ditado de que "quem não faz leva", e o jogo terminou mesmo com a vitória argentina por 1 a 0.

Novamente, aqui há pouco espaço para a matemática. A Argentina ganhou e está classificada; a Bélgica perdeu e volta para casa. Os argentinos vão enfrentar a Holanda - que, poucas horas depois, venceu a Costa Rica nos pênaltis.

Fim de jogo, fim do meu penúltimo compromisso em jogos da Copa do Mundo - e, felizmente, o último jogo da Copa no esdrúxulo horário da uma da tarde. Hora de retornar ao lar para, finalmente, almoçar.

Nenhum comentário: