terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Almanaque - Parte 6

Jogo: Chelsea 2x1 Fulham (28/12/2009)

O derby londrino entre Chelsea e Fulham, há exatamente um ano, certamente foi um dos jogos menos alternativos que eu já vi em um estádio. Mesmo assim, vale a pena registrar o que é ver in loco um jogo do campeonato inglês, torneio de um país cujo povo é conhecido por sua paixão pelo futebol. Paixão que os torcedores mais uma vez provaram naquela fria tarde de segunda-feira em Stamford Bridge, conforme vou descrever agora.

Naquele dia, eu e meu pai saímos do simpático hotel onde estávamos hospedados e pegamos o metrô. Curiosamente, a estação mais próxima ao estádio do Chelsea se chama Fulham Broadway (de fato, Chelsea e Fulham são bairros vizinhos, o que acirrava ainda mais a rivalidade em campo). Antes do jogo, achamos um restaurante próximo ao estádio, cujos donos eram brasileiros, e almoçamos por lá. Depois, fomos pegar nossos ingressos na bilheteria e dar uma volta pelo estádio. O lugar traz um pouco da história do Chelsea, com fotos de ex-jogadores (entre eles o ex-juventino Gianluca Vialli), bem como uma loja oficial do clube (que acabei não visitando).

Depois, entramos no estádio, procuramos nossos lugares e ficamos lá observando o movimento. A paixão dos ingleses pelo futebol é realmente algo fora de série. Mesmo numa tarde gelada de inverno, com todo o mundo no clima de final de ano, não restou sequer um lugar vazio no estádio. E o povo lá, gritando o tempo todo o nome do time.

Quando a bola rolou, a zebra fez uma visitinha ao estádio. Aos 4 minutos de bola rolando, Gera abriu o placar para o time visitante, Fulham 1 a 0. A torcida do Fulham, que compareceu em excelente número, fez a festa. Daí em diante, pouca coisa digna de nota aconteceu até o final do primeiro tempo. O Chelsea não encontrava forças para buscar o empate.

O segundo tempo continuou morno (apesar do frio que fazia em Londres), e tudo indicava que a zebra daria mesmo as caras. Mas dois minutos foram suficientes para o Chelsea pôr as coisas em ordem. Aos 28 minutos da etapa final, Drogba reestabeleceu a igualdade. E, apenas dois minutos depois, Smalling marcou um estranhíssimo gol contra, dando a vitória aos blues. E assim ficou: Chelsea 2x1 Fulham.

Encerrada a partida, começou a aventura para voltar para o hotel. Fomos à estação de metrô, mas esta se encontrava fechada. Diz a lenda que uma pessoa havia caído nos trilhos, interrompendo as atividades do metrô. Ficamos rodando pela região, sem ideia de que ônibus deveríamos pegar, ou como poderíamos pegar um taxi. Mais ou menos uma hora depois, o metrô voltou a funcionar, e voltamos para o hotel. Missão cumprida, tive a oportunidade de conhecer a torcida inglesa e ver o campeonato daquele belo País ao vivo. E, de quebra, acrescentei mais dois times (estrangeiros) à minha lista.

Nenhum comentário: