sexta-feira, 11 de abril de 2014

Atlético Goianiense empata com Flamengo do Piauí e avança

Depois de um fim de semana sem futebol, devido sobretudo à bagunça em que se transformou o Campeonato Brasiliense, a quarta-feira trouxe de volta o esporte bretão, e com novidades. O magro 1 a 0 pelo qual o Atlético Goianiense venceu o Flamengo do Piauí no primeiro jogo, realizado na cidade piauiense de Floriano, forçou a realização da partida de volta, no Serra Dourada. E foi justamente na quarta-feira que a bola rolou na capital goiana para esse confronto. A vantagem do time da casa fazia com que um simples empate garantisse o avanço na competição. Os piauienses precisavam de qualquer vitória que não fosse por 1 a 0, sendo que este último resultado levaria a partida para os pênaltis. O clube piauiense se tornou, ademais, a 223ª equipe que vi ao vivo, e terceira do Piauí. Assim, após algumas horas de estrada, cheguei ao Serra Dourada para ver o que ia acontecer.

Ainda consegui uma foto dos times posados. A qualidade não ficou primorosa, mas, de toda forma, aí está:

Atlético Goianiense - de amarelo.
Flamengo do Piauí.

O Atlético começou pressionando, mas não criou praticamente nenhuma chance real de gol nos minutos iniciais. Ironicamente, entre os 11 e 13 minutos, o Flamengo ousou um pouco mais e, nesse curto intervalo, criou duas ótimas chances de abrir a conta. E, tirando proveito da ineficiência atleticana, o Flamengo abriu a contagem. Aos 19 minutos, Zuza arriscou de longe e fez 1 a 0 para os piauienses.

Tentativa de avanço do Dragão.

Somente sete minutos depois voltou a acontecer uma chance de gol. E foi a favor do Dragão, em uma cabeçada que passou por cima do travessão. Em alguns momentos, houve lampejos de bom futebol e chances de gol, mas, no geral, o jogo era fraco. E os atacantes perdiam chances incríveis de balançar as redes.

Jogadores brigam pela bola, observados por seus companheiros.

O primeiro tempo, dessa forma, terminou mesmo com a vantagem mínima dos piauienses. Resultado que, se mantido, levaria a decisão para os pênaltis.

O Dragão seguiu pressionando sem levar muito perigo. Mas, aos 15 minutos, veio o empate, com Júnior Viçosa, que recebeu livre e estufou as redes, fazendo 1 a 1. Mais tranquilo, o Atlético chegou à virada três minutos depois, novamente com Júnior Viçosa.

Defesa do time piauiense tenta conter investida do time da casa.

O Atlético teve algumas boas chances, mas acabou as desperdiçando. Depois disso, o jogo ficou morno. E, aos 40 minutos, Tuta, de cabeça, restabeleceu a igualdade no marcador.

Ataque do Dragão.

O resultado poderia levar a uma pressão do Flamengo, já que um gol daria a vaga aos piauienses. Mas isso não chegou a acontecer, e o jogo terminou mesmo empatado em 2 a 2. O resultado deu a classificação à próxima fase da Copa do Brasil ao time da casa, mas as dificuldades que o time encontrou certamente deixaram a torcida preocupada. O público também decepcionou, e apenas 497 almas pagaram ingresso para ver a partida no Serra Dourada - muito pouco para um time que, outro dia mesmo, integrava a elite do campeonato brasileiro. Do meu lado, apesar de a Copa do Brasil ser sempre uma importante "fonte" de novos times para a minha lista pessoal, o Flamengo do Piauí foi o primeiro time em três anos a entrar na lista por meio dessa competição - o último havia sido o Águia de Marabá, no distante 2 de março de 2011. Nos próximos dias, devem vir mais novidades. Aguardemos.

Encerrado o jogo, retornei ao hotel, para mais uma merecida noite de descanso, e para pegar a estrada no dia seguinte.

Nenhum comentário: