sábado, 31 de agosto de 2013

Oeste, enfim, entra na minha "lista", em derrota para o Atlético-GO

Muitas razões, todas elas justas, poderiam me motivar a pegar a BR-060 para ir à capital goiana, e visitar mais uma vez o Serra Dourada - a 28ª vez na minha vida - e ver o confronto entre Atlético Goianiense e Oeste. Simplesmente a expectativa de ver a bola rolando, em mais um bom jogo, já bastaria para me levar ao estádio. Viajar um pouco, respirar outros ares, ainda que por poucas horas, também sempre faz bem. Mas devo confessar que o que me levou especialmente a ir ao maior estádio goiano foi a perspectiva de ver, pela primeira vez, o Oeste ao vivo, e finalmente poder dizer que já vi no estádio as 40 equipes das Séries A e B. E, agora, são 214 clubes e dez seleções na minha lista pessoal. De toda forma, é necessário dar uma olhada no contexto do jogo: as duas equipes chegaram na Série B por caminhos diferentes: a equipe de Itápolis foi promovida da C, enquanto os goianos caíram da A. Mas as duas campanhas na atual temporada são parecidas, e ambos flertam perigosamente com o descenso. O Oeste, antes do jogo, somava 19 pontos, ocupando a 14ª posição, ao passo que o Atlético, com 17, era o 16º colocado, o último time fora da zona de descenso. Não era difícil imaginar que seria uma partida brigada, em que nada mais interessaria a não ser a vitória.

O Atlético começou melhor no jogo, dominando territorialmente, mas levava pouco perigo no ataque. O primeiro lance realmente perigoso veio aos 16 minutos, com um chute de longe de Bida que obrigou o goleiro da equipe paulista, Fernando Leal, a fazer boa defesa e mandar para escanteio.

Na etapa inicial, Oeste leva perigo.

Aos 22 minutos, o Dragão abriu a contagem, em cobrança de falta perfeita de Bida. Atlético 1 a 0. Dois minutos depois, Jorginho aumentou para 2 a 0, aproveitando cruzamento rasteiro. Depois disso, o Oeste tentou reagir, e chegou algumas vezes com perigo, mas, no geral, o Atlético era melhor e tinha o jogo sob controle. E as redes não balançaram mais no primeiro tempo.

Na segunda etapa, o Dragão foi para cima, e logo de cara criou boas chances de aumentar a vantagem. E, após essa pressão inicial do Dragão, o jogo voltou a ficar equilibrado, mas, vale dizer, a partida ficou muito agradável de se ver. As duas equipes criaram várias boas chances de marcar nessa fase do jogo.

Flash do segundo tempo.

Precisando dos gols, o Oeste atacou mais durante a maior parte do segundo tempo. Porém, nos minutos finais, o Dragão marcou mais dois gols relâmpago, em lances bastante parecidos. Aos 41 minutos, Michael Jackson, que tinha entrado no segundo tempo, puxou um contra-ataque pela direita e chutou forte para defesa de Fernando Leal, mas Marino pegou o rebote e fez o terceiro do Dragão. Apenas três minutos depois, o mesmo Michael Jackson puxou um contra-ataque praticamente idêntico, mas, dessa vez, passou para John Lennon que, livre, marcou o quarto do Atlético e fechou a conta. Final, Atlético Goianiense 4-0 Oeste.

O resultado deu fôlego ao Dragão, que chega aos 20 pontos, em 14º lugar, uma posição acima e com um ponto a mais que o time de Itápolis. Os jogos que completarão a rodada podem mudar esse panorama, mas, para o Dragão, essa goleada é um alento. O Oeste, por sua vez, ainda tem condições de reagir, mas precisa começar logo.

Fim de jogo, hora de retornar ao hotel e descansar para viajar na manhã de sábado.

Nenhum comentário: