segunda-feira, 7 de maio de 2012

Comercial goleia Piauí e se mantém na cola dos líderes

E o Campo de Terra desbrava mais uma fronteira. No último fim de semana, fui a Teresina, para, pela primeira vez, ver uma partida do Campeonato Piauiense. Assim, após chegar à capital do Piauí no final da noite de sexta-feira, fui no sábado ao Estádio Lindolfo Monteiro, onde se enfrentaram Piauí e Comercial. O Piauí, time da capital Teresina, é conhecido pelo curioso apelido de Enxuga Rato, e já levantou a taça por cinco vezes: conquistou um tetracampeonato estadual de 1966 a 1969, e foi campeão novamente em 1985. O Comercial, por sua vez, tem sua sede na cidade de Campo Maior, e, embora tenha 67 anos de idade, é um time relativamente novo na galeria dos campeões estaduais, tendo conquistado seu primeiro e até aqui único título em 2010, quando levou a taça para a cidade pela primeira vez, já que o outro time de Campo Maior, o Caiçara, nunca se sagrou campeão. Os dois times são novidades na minha lista, que agora chega a 178 clubes e quatro seleções. No atual campeonato, a fase do Comercial é melhor, visto que o time, com sete pontos em quatro jogos, chegou a essa rodada em terceiro lugar, rigorosamente empatado com o Flamengo. O Piauí ocupava a lanterna, com apenas um ponto nos mesmos quatro jogos, e precisava desesperadamente da vitória. Será que era o dia da recuperação do Enxuga Rato, ou o Comercial daria sequência à sua boa campanha? Para conferir de perto, cheguei ao estádio e, na hora marcada, já estava a postos para essa grande partida.

Não deu nem tempo de as equipes começarem a se estudar. Eram jogados apenas três minutos quando Cleiton cobrou pênalti com categoria, marcando 1 a 0 para o Comercial.

De pênalti, o Comercial abre a contagem.

Depois do gol, a equipe de Campo Maior continuou melhor no jogo. Atacava mais, e levava mais perigo em seus ataques do que o Enxuga Rato em suas esporádicas chegadas. Somente depois dos 15 minutos o Piauí conseguiu equilibrar as ações, e chegou a criar algumas chances perigosas.

Jogadores do Comercial (de azul) tentam impedir a chegada do Piauí.

No entanto, foi justamente quando o Piauí criava as melhores chances que o Comercial chegou ao segundo, com Barata, que, aos 28 minutos, fez uma bela jogada individual, driblando até o goleiro para marcar o segundo da equipe de Campo Maior. Depois disso, o único lance que merece destaque foi um golaço do Piauí corretamente anulado por impedimento. As equipes foram para os vestiários com a vitória parcial do Comercial por 2 a 0.

Piauí tenta ir ao ataque.

O Piauí começou o segundo tempo no ataque, dando a impressão de que poderia diminuir a diferença. Mas, aos 4 minutos, foi o Comercial que chegou ao terceiro gol, com um chute cruzado de Zé Rodrigues.

E a história parecia querer se repetir. O Piauí continuava atacando mais, mas desperdiçava suas chances. E, aos 18 minutos, o Enxuga Rato acabou novamente sendo castigado. Zé Rodrigues, novamente ele, marcou um golaço, tocando por cima do goleiro, que estava adiantado. Comercial 4 a 0.

De tanto insistir, o Piauí diminuiu. Aos 26 minutos, Boiadeiro, sem marcação, cabeceou fraco e fez o gol do Enxuga Rato, dando esperanças à torcida.

Panorâmica do estádio no segundo tempo, já com o céu escuro. Ao fundo, a lua cheia, em dia em que apareceu no céu maior que de costume.

Mas, apesar de todo ânimo da torcida, o Piauí pecou muito nas finalizações, e o Comercial ficou só esperando o tempo passar. Só deu tempo para o Comercial ter um pênalti a seu favor, após um contra-ataque já nos acréscimos. E o jogo terminou como começou, com um gol de pênalti do Comercial, dessa vez marcado por Zé Rodrigues - o terceiro dele no jogo. Final, Comercial 5-1 Piauí.

Com o resultado, aliado à derrota do Flamengo para o 4 de julho, em Piripiri, o Comercial se isolou no terceiro lugar, com dez pontos. O Piauí segue em último lugar, com apenas um ponto. Mas os times ainda têm nove rodadas para fazerem valer suas boas campanhas ou para se recuperarem do mau começo. Grandes emoções vêm aí.

Fim de jogo, hora de descansar. Depois de jantar no Shopping Riverside, voltei ao Hotel Palácio do Rio, onde me hospedei e onde fui muito bem recebido. Aliás, fui muito recebido por todos os que encontrei na cidade, o que me motiva a um dia voltar para lá, para mais uma cobertura, ou mesmo para um belo passeio.


Nenhum comentário: