domingo, 3 de dezembro de 2017

Retrospectiva 2017

Neste ano de 2017, que vai chegando ao seu fim, assisti a 60 jogos no estádio (57 profissionais e 3 da base). Desses, 31 tiveram cobertura no Campo de Terra - menos do que eu gostaria, já que, em grande parte do ano, os jogos se tornaram mais escassos, mas tenho consciência de que sempre busquei fazer o meu melhor. Escolher 10 desses jogos para fazer essa retrospectiva não foi uma tarefa fácil. É complicado ver a matéria que fiz de algum jogo e pensar que esse jogo não merecia estar na retrospectiva. É claro que todos mereceriam, mas eu optei por escolher 10 partidas que, por alguma razão, me marcaram mais. E segue abaixo o relato dessas 10 partidas.
1
06/01/2017 - Estádio José Liberatti (Osasco)
O ano já começou com uma zebra genial. Fluminense e Interporto se enfrentaram, e ninguém no estádio duvidava que o tricolor carioca sairia vencedor. Mas a equipe de Porto Nacional jogou com muita vontade, e se aproveitou da bola parada para derrotar o Fluminense. Os tocantinenses chegaram a abrir 2 a 0, os cariocas diminuíram de pênalti, e o placar ficou nisso.

2
25/01/2017 - Estádio Rei Pelé (Maceió)
No meu primeiro jogo profissional de 2017, coloquei na minha lista o CSA, único clube das Séries A, B e C que eu nunca tinha visto ao vivo, e ainda vi minha primeira partida no Rei Pelé e também pelo Nordestão. O CSA marcou duas vezes no final do primeiro tempo. Na segunda etapa, segurou o ímpeto dos potiguares e ainda encontrou forças para balançar as redes mais uma vez.

3
28/01/2017 - Estádio Pacaembu (São Paulo)
Um jogo desses não tinha como perder. A chance de ver ao vivo o sensacional Kénitra tinha que ser aproveitada, e, de quebra, aproveitei para prestigiar o grande Santos, então vice-campeão brasileiro. O Peixe venceu até com certa tranquilidade. Após virar o primeiro tempo vencendo por 2 a 0, o time marcou o terceiro na segunda etapa. Depois, relaxou e o Kénitra marcou seu gol de honra. Mas o Peixe ainda anotou mais dois, com direito a golaço de bicicleta.

4
01/04/2017 - Estádio Abadião (Brasília)
O confronto entre Ceilândia e Paranoá era aguardado com grande expectativa durante os anos 2000, e havia até mesmo uma certa rivalidade entre essas duas equipes. Mas o tempo passou, e a Cobra Sucuri caiu de produção, passando vários anos na Segundona candanga, enquanto o Gato Preto levantou duas taças do Candangão, e a rivalidade esfriou. Em 2017, porém, o Paranoá voltou à elite, e as duas equipes voltaram a se enfrentar depois de quase dez anos. Melhor para o Ceilândia, que venceu por 3 a 0 uma partida em que o placar não reflete o equilíbrio que houve entre as duas equipes.

5
08/04/2017 - Estádio Antônio S. de Oliveira (Guarulhos)
Em um único fim de semana que passei em São Paulo, vi cinco partidas na Capital e na região metropolitana e fiz quatro coberturas. Escolhi como "representante" desse fim de semana um confronto que eu já deveria ter visto em 2016, mas ficou para 2017. Melhor para o Bernô, que, com um gol em cada tempo, conseguiu uma importante vitória fora de casa em sua estreia na Segundona paulista.

6
22/04/2017 - Estádio Nicolau Alayon (São Paulo)
Dentro de campo, o jogo entre Nacional e Rio Branco foi de poucas emoções. Mas eu considero essa partida marcante, pois voltei a ver a equipe de Americana ao vivo depois de 24 anos. Ainda em 2017, alguns meses depois, estive em Americana para ver outro jogo da equipe, contra a Inter de Limeira, dessa vez sem cobertura.

7
02/07/2017 - Estádio Nicolau Alayon (São Paulo)
Novamente fui ao Nicolau Alayon para ver a bola rolar, e dessa vez vi um grande jogo entre Barcelona da Capela do Socorro e Osasco. O primeiro gol dos visitantes demorou apenas dois minutos, e veio em cobrança de pênalti. O Elefante surpreendeu e virou no segundo tempo, em apenas dez minutos. Mas o Barcelona relaxou com a vantagem e o Osasco, que fazia melhor campanha, acabou virando.

8
15/07/2017 - Estádio Primeiro de Maio (São Bernardo do Campo)
Provavelmente o jogo mais emocionante que vi em 2017. Com a vantagem por 2 a 1, o São Bernardo estava avançando na Série D. Mas os catarinenses empataram nos acréscimos. Parecia que a vaga estava decidida, mas a equipe da casa, logo em seguida, teve um pênalti a seu favor. Após a confusão, Vinícius Kiss cobrou bem a penalidade e colocou o Tigre na fase seguinte.

9
12/08/2017 - Estádio Olímpico Pedro Ludovico (Goiânia)
Foi a oportunidade de conhecer mais um estádio de Goiânia, o totalmente reconstruído Olímpico Pedro Ludovico. O Atlético conseguiu uma importante vitória diante do Coritiba, pela contagem mínima.

10
09/09/2017 - Estádio do Cruzeiro (Brasília)
O Real havia conquistado uma importante vantagem no jogo de ida, ao vencer por 4 a 0, e parecia que a segunda partida da final do Candangão sub-20 seria uma mera formalidade. Mas o Carcará não queria se entregar tão fácil, e chegou a sair na frente. Mas o Real acabaria virando e ratificando a conquista. Ambas as equipes estarão na Taça São Paulo de 2018.

Nenhum comentário: