domingo, 26 de novembro de 2017

Londrina bate Vila Nova fora de casa na despedida da Série B

O Campeonato Brasileiro da Série B chegou ao seu final no último sábado, e a maioria dos veredictos da competição já estavam definidos desde a rodada anterior. Faltava apenas definir quem seria o campeão dessa série: a disputa estava entre o América Mineiro (70 pontos, recebia o CRB) e o Internacional (68 pontos, recebia o Guarani). Ambos já estavam garantidos na Série A de 2018, assim como Ceará e Paraná. Por outro lado, na parte de baixo da tabela, Luverdense, ABC, Santa Cruz e Náutico já estavam definidos como os rebaixados à Série C. Dessa forma, grande parte da rodada seria destinada apenas a cumprir tabela. Era o caso do jogo que cobrimos nessa matéria: Vila Nova e Londrina. Tanto o Tigre quanto o Tubarão brigaram durante toda a competição pelo acesso, mas acabaram ficando para trás. O Vila chegou a essa rodada na sexta colocação, e o Londrina ocupava a quinta posição. Sem nada a esperar da competição, ambos apenas se despediam, e queriam fazê-lo da forma mais honrosa possível. Da minha parte, voltei ao Serra Dourada pela primeira vez desde 24 de setembro de 2016, ocasião em que, por coincidência, vi um jogo entre Vila Nova e Londrina. Com o ingresso comprado antecipadamente pela Internet, peguei a estrada para ver mais esse jogo.
Equipes perfiladas para a execução do Hino Nacional.
Nos primeiros minutos, o jogo era equilibrado, mas era o Vila Nova que conseguia ter mais efetividade na frente, e criava as melhores chances. Em uma dessas chances, aos oito minutos, Jenison arriscou de fora da área, mas a bola foi por cima do gol.
Jogador do Vila Nova tenta sair para o ataque.
Londrina tenta atacar.
Após o começo de muitas chances para o Tigre, porém, o jogo ficou muito concentrado no meio de campo, com poucas chances reais de gol. Uma dessas poucas chances veio aos 18 minutos, quando Alan arriscou de fora da área e quase pegou de surpresa a defesa do Londrina. O Londrina respondeu aos 23 minutos, em cobrança de falta: Artur chutou e a bola saiu pela direita, não muito longe do gol.
Cobrança de falta para o Londrina: boa chance.
Jogador do Vila Nova recebe marcação.
Cobrança de falta para o Londrina: boa chance.
Aos 35 minutos, nova chance para o Tubarão: Germano recebeu um bom passe e ficou cara a cara com o goleiro, mas acabou chutando por cima. E o time paranaense acabou recompensado: aos 39 minutos, Patrick avançou e tentou driblar o goleiro, mas foi derrubado. Pênalti, que Germano cobrou bem, para colocar o Londrina na frente.
Chance para o Vila Nova.
Disputa de bola.
O Vila Nova teve a chance do empate aos 45 minutos, quando Ruan tentou encobrir César, arriscando de fora da área, mas o goleiro da equipe paranaense fez boa defesa. E a primeira etapa terminou mesmo com a vantagem mínima para os paranaenses.
Escanteio para o Londrina.
O segundo tempo foi de pouca emoção. O primeiro lance de perigo aconteceu apenas aos 11 minutos, quando Ruan arriscou de fora da área, e a bola passou perto. Depois disso, o jogo seguiu concentrado no meio de campo, com as duas equipes arriscando pouco, e sem conseguir produzir lances de perigo.
Alguns lances da segunda etapa.
Aos 34 minutos, finalmente um lance de perigo. Quer dizer, perigo em comparação com o que vinha acontecendo. Alisson arriscou de fora da área, mas a bola foi muito alta. E o placar parecia mesmo definido. Aos 48 minutos, porém, tivemos toda a emoção que faltou no segundo tempo em um único lance. Wesley cabeceou a queima-roupa e César teve dificuldades para pôr para escanteio. E foi só. O jogo, após um primeiro tempo apenas razoável e um segundo tempo sonolento, terminou com a vitória do Londrina sobre o Vila Nova por 1 a 0.
Mais lances da segunda etapa.
Com o resultado, o Tubarão acabou consolidando a quinta posição, com 62 pontos. O Tigre acabou ultrapassado pelo Oeste, ex de Itápolis, agora de Barueri, e terminou na sétima posição. O título, que era a única definição que faltava, ficou com o América mineiro, que venceu o CRB pela contagem mínima. Assim, Vila Nova e Londrina encerram seu ano de 2017, e se preparam para seus respectivos Estaduais e para a Série B de 2018.
Encerrado o jogo, fui jantar em um Shopping Flamboyant já cheio pelas compras de Natal, e depois voltei ao hotel, para o merecido descanso.

Nenhum comentário: