segunda-feira, 17 de julho de 2017

Em jogo emocionante, São Bernardo FC vence Metropolitano e avança na Série D

O último sábado foi dia de estádio e time novos na lista. Fui a São Bernardo do Campo, onde aconteceu a partida entre o São Bernardo Futebol Clube e o Metropolitano, de Blumenau, este o 274º clube da minha lista. O jogo foi realizado no Estádio Primeiro de Maio, 65ª cancha em que já vi jogos profissionais. O empate de 1 a 1 fora de casa deixava o Tigre em uma situação confortável, precisando de um empate sem gols para segur adiante. Empate em um gol levaria a decisão para os pênaltis, enquanto empate em dois ou mais gols daria a vaga aos catarinenses. Fora isso, quem vencesse estaria classificado. Não tive problemas para chegar ao estádio com boa antecedência e acompanhar essa partida das arquibancadas.
O primeiro tempo foi em ritmo lento. Mesmo precisando apenas do empate sem gols, o São Bernardo tinha mais posse de bola. No entanto, o único lance que merece destaque nos minutos iniciais foi uma cobrança de falta de Francismar aos cinco minutos, que acertou o travessão, perdendo a chance de abrir a conta para o São Bernardo. Depois disso, o jogo seguiu em ritmo lento. O Tigre continuava com mais posse de bola, mas não criava muitas ocasiões para marcar.
Metropolitano com a bola.
No entanto, o São Bernardo conseguiu abrir a contagem antes da volta das equipes para o vestiário. O gol veio aos 42 minutos: Vinícius Kiss fez uma bela jogada e serviu Johny, que chutou para defesa de José Carlos. No rebote, o próprio Vinícius Kiss fuzilou e decretou o 1 a 0 para o time da casa, que foi o placar final do primeiro tempo.
No segundo tempo, o São Bernardo veio mais incisivo, e passou a criar boas chances para aumentar a vantagem. O time explorava, principalmente, os contra-ataques, e levava perigo à meta do Metropolitano. No entanto, a torcida do time da casa levou um susto aos 21 minutos. Henrique acertou uma cabeçada no travessão, perdendo uma chance de ouro para empatar o jogo para o Verdão do Vale. Sete minutos depois, porém, o Metropolitano não ficou só no susto. Henrique recuperou a bola para os catarinenses e chutou para boa defesa de Luiz Daniel, mas, no rebote, Renan mandou para dentro, empatando a partida.
Aos 34 minutos, o São Bernardo chegou ao segundo gol, com Luiz Felipe, que avançou e chutou rasteiro no canto de José Carlos. Aos 36 minutos, Rodolfo fez uma falta dura e, como já tinha cartão amarelo, foi convidado a se retirar, deixando o Metrô com um homem a menos.
Bola no ataque do São Bernardo.
Em desvantagem e com um jogador a menos, a missão do time catarinense parecia impossível. No entanto, nos acréscimos, já aos 48 minutos da segunda etapa, o Metrô teve uma falta a seu favor perto da intermediária. Até o goleiro José Carlos foi para a área tentar o cabeceio. Na cobrança, Elton acertou a cabeçada e empatou o jogo. Festa da torcida catarinense presente ao estádio. Com o empate, conquistado nos acréscimos, o Metropolitano estava classificado...
Só que não. Na saída de bola, o Tigre conseguiu chegar à área e, em um lance confuso, o árbitro marcou um toque de mão de um zagueiro do Metropolitano. Pênalti. Os jogadores da equipe catarinense correram para cima do árbitro e até a polícia teve que intervir. Após a confusão, Vinícius Kiss cobrou a penalidade e marcou o terceiro do São Bernardo. Para festa da torcida local e incredulidade dos visitantes. E o placar final foi mesmo de 3 a 2 para o São Bernardo.
O São Bernardo avança às oitavas-de-final do Brasileiro da Série D e terá pela frente o São José de Porto Alegre. Como tem melhor campanha, o Tigre decide em casa. O Metropolitano se despede da competição com muitas reclamações, já que o time afirma que a penalidade não ocorreu. Polêmicas, polêmicas.
Fim de jogo, retornei à Capital, e descansei. O fim de semana estava apenas começando.

Nenhum comentário: