segunda-feira, 29 de maio de 2017

Luziânia e União de Rondonópolis ficam no empate

No último sábado, voltei a ver uma partida em Luziânia, no sensacional estádio Serra do Lago. Pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série D, o Luziânia recebeu o genial União de Rondonópolis. As duas equipes tiveram boas estreias na competição: enquanto os goianos fizeram 1 a 0 na Aparecidense fora de casa, os matogrossenses receberam o Sete de Dourados e venceram por 2 a 0. Portanto, essa partida valia a liderança do grupo. O União não era uma novidade na minha lista, mas a última vez em que eu o havia visto foi no distante 14 de outubro de 2001, quando, pela Série C nacional, o time caiu por 5 a 0 diante do então novato Brasiliense no Serejão. Assim, quase 16 anos depois, tive nova oportunidade para ver in loco a equipe de Rondonópolis. E, para isso, peguei a estrada para Luziânia e ocupei meu lugar no estádio.
O Luziânia teve a chance de abrir a contagem já aos três minutos, com Gilberto, mas ele escorregou na hora em que ia chutar, e a zaga acabou mandando para escanteio. E talvez esse tenha sido, desde logo, o melhor momento da primeira etapa. Depois disso, o que se viu foi um domínio territorial da equipe goiana, que, no entanto, não conseguia passar pela defesa do União e, assim, não conseguia converter esse domínio em chances de gol.
Jogador do Luziânia enfrenta seu adversário.
Escanteio para o Luziânia (a bola está em cima da placa da Prefeitura).
Tanto as chances eram raras que somente aos 32 minutos aconteceu um lance que merecesse algum destaque. E, curiosamente, foi a favor dos matogrossenses. Edson recebeu um passe pelo meio e chutou de fora da área, mas Leonardo não teve problemas para buscar a bola no seu canto direito. Sete minutos depois, o Luziânia respondeu com Gilberto, que arriscou de fora da área e o goleiro se atrapalhou para defender.
Bola na área: matogrossenses no ataque.
Novamente, jogador do Luziânia recebe marcação.
Logo em seguida, o Luziânia teve uma nova chance: Dan, dando um chapéu no zagueiro adversário, passou para Dede, que cruzou, mas a zaga mandou para escanteio.
A bola está mais para o jogador do União.
O primeiro tempo terminou mesmo empatado sem gols. As chances de marcar foram raras, e se concentraram na parte final da primeira etapa, tendo o Luziânia dominado territorialmente a partida.
Jogador do Luziânia com a bola no campo de defesa.
O jogo melhorou um pouco na segunda etapa. Já aos oito minutos, chance para o time da casa: após uma cobrança de escanteio curto, a bola sobrou para Pedro Ayub, que chutou para fora. A resposta do União foi mortal. Aos 11 minutos, após cobrança de falta, Edson acertou a cabeçada e abriu a contagem: União de Rondonópolis 1 a 0.
Disputa no meio de campo.
O Luziânia passou a pressionar em busca do empate, e teve boas chances. Aos 12 minutos, Victor Hugo recebeu livre na área, mas chutou em cima do goleiro. Aos 14, o mesmo Victor Hugo cobrou uma falta que passou perto do gol. O gol parecia maduro, e as redes balançaram aos 17 minutos, com o mesmíssimo Victor Hugo. Ele cobrou falta pela esquerda com perfeição e deixou tudo igual no marcador.
O lance do gol do Luziânia
A equipe da casa ainda teve uma chance para virar o jogo aos 26 minutos. Foi quando Gilvan recebeu um lançamento, mas acabou perdendo o ângulo e chutou para fora. Depois disso, o jogo seguiu em ritmo lento até os 40 minutos, quando os visitantes tiveram uma boa chance: Marcelo chegou pela esquerda e perdeu o ângulo, mas mesmo assim conseguiu acertar a trave. A última boa chance do jogo veio dois minutos depois, quando Gilvan recebeu passe dentro da área e chutou cruzado para fora, perdendo a chance de virar o jogo para o Luziânia.
Escanteio para o União.
E o placar final foi mesmo de 1 a 1. Aconteça o que acontecer no jogo entre Sete de Dourados e Aparecidense, tanto Luziânia quanto União somam quatro pontos e dividem a liderança do Grupo 11 da competição, com vantagem para os matogrossenses no saldo de gols. Em uma competição de tiro curto, uma boa arrancada pode ser determinante para o futuro das equipes
Encerrada a partida, peguei a estrada e retornei ao lar. Para o sempre merecido descanso.

Nenhum comentário: