sábado, 10 de dezembro de 2016

Retrospectiva - Parte 3

Chegamos à terceira parte da nossa retrospectiva de 2016. Após o término dos Estaduais, tiveram início as Séries C e D do Brasileiro, que trouxeram times novos para a minha lista pessoal e muitos bons jogos. Aqui falo também da minha única cobertura na Série B do DF e da conclusão do "Projeto 60". Também prestigiei a Copa do Brasil e a Segunda Divisão paulista, a popular Bezinha.

17
19/05/2016 - Jogo nº 802 - Anníbal B. Toledo - Aparecida de Goiânia - Copa do Brasil
Incluir o Ypiranga de Erechim na minha lista de times vistos ao vivo fazia parte do meu "Projeto 60", que consistia em ter na referida lista todos os times das Séries A, B e C. A chance veio quando o Canarinho veio a Aparecida de Goiânia para enfrentar a Aparecidense, pela Copa do Brasil. O Camaleão, que precisava reverter a derrota por 3 a 1 sofrida na primeira partida, foi para os vestiários vencendo por 1 a 0, gol de Foguinho, aos 22 minutos. Aos dois minutos do segundo tempo, Geovane fez 2 a 0 para a Aparecidense, resultado que daria a vaga ao time goiano. Mas, aos 12, João Paulo diminuiu a diferença. A Aparecidense, depois disso, até buscou o gol que levaria a decisão para os pênaltis. Mas as redes não balançaram, e o Ypiranga seguiu na competição.

18
04/06/2016 - Jogo nº 803 - Canindé - São Paulo - Campeonato Brasileiro - Série C
As passagens para ver o confronto entre Portuguesa e Ypiranga, com o objetivo principal de colocar o Canarinho na minha lista, já estavam compradas quando surgiu a chance de ver o jogo dos gaúchos com a Aparecidense. Mesmo assim, mantive o cronograma, e tive a chance de ver um dos raros lampejos da Lusa em sua fraca campanha na Série C. Na primeira etapa, Jessé, contra, e Felipe Alves, de pênalti, puseram a Lusa em vantagem, com Túlio Renan marcando para o Canarinho. O segundo tempo começou quente, e, após boas chances perdidas por ambas as equipes, Caio Cézar, aos 21 minutos, fez o terceiro da Lusa e definiu o placar. O resultado não impediu o rebaixamento da Portuguesa no final da competição.

19
05/06/2016 - Jogo nº 804 - Rua Javari - São Paulo - Campeonato Paulista - Série B
A tarde chuvosa na Rua Javari não impediu que Barcelona da Capela do Socorro e Lemense fizessem uma grande partida. James Gago marcou aos 29 minutos para a equipe do interior, e aos 37, Diego, de falta, igualou o marcador. O Lemense passaria novamente à frente aos 15 minutos da segunda etapa, com Lucas. Mas Tiago, aos 27, e Denis, aos 39, viraram para a equipe da Capital, que conseguiu uma importante vitória.

20
25/06/2016 - Jogo nº 807 - Serra do Lago - Luziânia - Campeonato Brasileiro - Série D
Tinha início o Campeonato Brasileiro da Série D, competição que sempre traz jogos interessantes, e times novos para a lista de equipes vistas ao vivo. Em Luziânia, o time da casa recebia o Sinop, mais um time que aumentou a minha lista em 2016. Em um bom primeiro tempo, ninguém chegou ao gol. Na segunda etapa, Dan marcou aos 13 minutos para o Luziânia. A expulsão do goleiro Naldo, da equipe matogrossense, que obrigou Klock a ir para o gol, já que o time não tinha mais direito a substituições, complicou a vida dos visitantes. No entanto, mesmo com um homem a menos e um jogador de linha improvisado no gol, o Sinop empatou. Nos acréscimos, Waldir Papel aproveitou uma rara falha de Edimar Sucuri para reestabelecer a igualdade no marcador.

21
26/06/2016 - Jogo nº 808 - Jonas Duarte - Anápolis - Campeonato Brasileiro - Série D
No dia seguinte ao embate de Luziânia, tomei o rumo do Estádio Jonas Duarte, onde o Anápolis recebeu o bom Sete de Dourados, que vinha de duas vitórias. Mesmo dominando o jogo, o Anápolis somente abriu a contagem aos 36 minutos do segundo tempo, com Pedro Henrique, cinco minutos após a expulsão de Marinho, da equipe sul-matogrossense. Sem forças para reagir, os visitantes ainda tiveram Eduardo expulso nos acréscimos. E o Galo venceu mesmo pela vantagem mínima.

22
01/07/2016 - Jogo nº 809 - Serra do Lago - Luziânia - Campeonato Brasiliense - Série B
Com poucos jogos liberados para receber público, consegui ver somente um jogo da Segunda Divisão candanga. A fase do Dom Pedro II era muito melhor, e o clube ratificou seu favoritismo no campo neutro de Luziânia. Kaká, aos 43, abriu a contagem. Na segunda etapa, Lucas Cabral, aos 12 minutos, e Léo Catarina, de pênalti, aos 24, fecharam a contagem. Embora eu não soubesse à época, estava vendo o meu último jogo do Dom Pedro II com esse nome. Da próxima temporada em diante, o clube se chamará Real.

23
02/07/2016 - Jogo nº 810 - Abadião - Brasília - Campeonato Brasileiro - Série D
O fim de semana continuou com o confronto entre Ceilândia e Associação Atlética Araguaia, clube da cidade de Barra do Garças. O Ceilândia dominava as ações e foi para os vestiários vencendo por 1 a 0, gol de Baiano, aos 17 minutos. Aos oito do segundo tempo, Kabrine marcou o segundo do Gato Preto. Marcelo, aos 18, diminuiu para o Araguaia e pôs fogo no jogo. Mas, aos 39, Gilvan freou as pretensões dos matogrossenses, marcando o terceiro do Ceilândia e dando números finais à partida.

24
10/07/2016 - Jogo nº 811 - Albertão - Teresina - Campeonato Brasileiro - Série C
Foi o jogo que concluiu o "Projeto 60". Em Teresina, o River, último time das Séries A, B e C que faltava para a minha lista de times vistos ao vivo, recebeu o Salgueiro. Assim como havia acontecido no jogo da Lusa com o Ypiranga, vi aqui um raro lampejo da equipe piauiense. Um gol de Toty nos acréscimos da primeira etapa decidiu a parada. O Salgueiro até pressionou na maior parte do segundo tempo, mas não balançou as redes.

Nenhum comentário: