domingo, 3 de julho de 2016

Dom Pedro II bate Brazlândia e segue 100%

A Segunda Divisão do Distrito Federal já está em andamento desde o último dia 18, e trouxe de volta o absurdo da escassez de estádios e dos jogos com portões fechados simplesmente porque os estádios não possuem laudos. Nesse cenário, resta pouco a fazer a clubes e Federação a não ser improvisar. E foi nesse contexto que Dom Pedro II e Brazlândia se enfrentaram na última sexta-feira à tarde fora dos limites do Distrito Federal, mais exatamente no Estádio Serra do Lago, em Luziânia. Como o estádio do entorno estava liberado para receber público, acabou sendo o escolhido para esse jogo, embora ambas as equipes sejam do Distrito Federal. E o horário, em uma tarde de sexta-feira, acabou sendo o possível nas circunstâncias. Ver esse jogo era uma forma de começar bem meu fim de semana. Vale registrar que não foi a primeira vez que vi esse confronto in loco: no dia 13 de abril de 2008, no estádio da Metropolitana, vi o Brazlândia vencer esse embate por 4 a 1, pela Primeira Divisão candanga daquele ano. Apesar da goleada, do Dom Pedro II acabaria como vice-campeão da competição. O título ficou com o Brasiliense.
Na atual temporada, as duas equipes vivem a realidade da Segundona local, e chegaram a esse jogo em realidades distintas: o Brazlândia somava apenas um ponto em dois jogos, e vinha de uma goleada sofrida para o Botafogo-DF, em um Chapadinha com portões fechados. O Dom Pedro II havia vencido suas duas primeiras partidas, tendo inclusive se imposto ao Guará por 3 a 0 na sua estreia na competição. Como essa primeira fase tem apenas cinco rodadas, o jogo era de vida ou morte para o Brazlândia, e valia a confirmação da boa fase para o Dom Pedro II.
O jogo começou concentrado no meio de campo, mas, depois dos 10 minutos, o Dom Pedro II foi se soltando e criou as primeiras chances da partida. No entanto, o time pecava muito nas finalizações. Com o tempo, o Brazlândia se acertou na defesa e, embora o Dom Pedro II pressionasse, não conseguia transformar essa pressão em chances de gol. O Brazlândia pouco conseguia fazer, em termos ofensivos.
Jogador do Dom Pedro II vai para cima.
Ainda o jogador do Dom Pedro com a bola.
Nos minutos finais da primeira etapa, o Dom Pedro II voltou a criar boas chances de gol. E acabou recompensado. Aos 43 minutos, Kaká arriscou de fora da área e marcou um golaço para a equipe vermelha: Dom Pedro 1 a 0. E foi esse mesmo o placar final do primeiro tempo.
Jogadores brigam pela bola.
Jogador do Dom Pedro II, no ataque, recebe marcação.
A segunda etapa seguiu na mesma toada, com o Dom Pedro II pressionando e o Brazlândia se defendendo. E, aos 12 minutos, o time vermelho aumentou. Após cobrança de falta, Lucas Cabral desviou contra o patrimônio e fez 2 a 0 Dom Pedro. No primeiro lance após o gol, Luan perdeu uma chance incrível de diminuir para o Brazlândia, mandando por cima do gol. Logo em seguida, o Dom Pedro respondeu: Marquinhos fez uma bela jogada e serviu Diego, mas a zaga do Brazlândia tirou em cima da linha.
Mais um ataque que a defesa do Brazlândia não quis facilitar.
O Brazlândia melhorou um pouco, e conseguiu armar alguns ataques, mas, na prática, levou pouco perigo. E o Dom Pedro II marcou o terceiro gol aos 24 minutos. Léo Catarina, de pênalti, aumentou a vantagem.
Terceiro gol do Dom Pedro, de pênalti.
O Brazlândia sentiu o gol e acabou diminuindo o ritmo. O jogo seguiu bastante movimentado, mas as equipes, em especial o Dom Pedro, que atacava mais, não conseguiam criar chances de marcar. Somente no final as equipes criaram algumas chances. Mas as redes não balançaram mais, e o Dom Pedro II acabou derrotando o Brazlândia por 3 a 0.
Mais uma disputa de bola.
O resultado deu uma tranquilidade extra ao Dom Pedro II, que, à espera dos demais jogos da rodada, foi a nove pontos e abriu uma vantagem de seis pontos sobre Botafogo e CFZ (que ainda jogam na rodada) e Planaltina (que folga). O Brazlândia, mesmo perdendo e somando apenas um ponto, ainda está na briga, uma vez que Paranoá e Bolamense, que ainda jogam na rodada, somam apenas três pontos. Nas duas rodadas finais, muita coisa ainda pode acontecer.
Fim de jogo, hora de voltar para casa, e começar a pensar no fim de semana.

Nenhum comentário: