domingo, 17 de maio de 2015

No Defelê, Sobradinho bate Guará com gol no início

Há aproximadamente seis anos, fui ao estádio da Metropolitana para acompanhar uma partida pelo Campeonato Brasiliense de Juniores. Naquela ocasião, a dificuldade para conseguir, junto à federação local, informações sobre o jogo, o descaso da entidade, me levaram a decidir que não faria mais uma cobertura da competição enquanto essa situação não mudasse. E assim venho fazendo. Desde então, a situação não melhorou nada; pelo contrário, só piorou. No entanto, a chance de presenciar uma partida em um campo histórico para o futebol candango me levou a abrir uma exceção. Na tarde do último domingo, fui ao genial campo do Defelê, na Vila Planalto. O hoje extinto time do Departamento de Força e Luz (DFL, que virou Defelê na boca dos trabalhadores) foi a principal força da jovem capital federal nos primeiros anos após sua fundação, chegando até a disputar a Taça Brasil, o "campeonato brasileiro" da época. O estádio há tempos não é utilizado para jogos profissionais, mas por vezes recebe jogos amadores. E, nessa ocasião, Guará e Sobradinho se enfrentaram no tradicional campo, pelo campeonato candango de juniores. O Lobo estreou bem na competição, fazendo 2 a 1 no Legião no estádio do Cruzeiro. O Leão da Serra nem precisou jogar: seu adversário da estreia, o Ceilandense, nem deu as caras no Augustinho Lima, e o Sobradinho foi declarado vencedor por W.O. Ambos os times têm em comum o fato de serem equipes tradicionais no futebol candango, que tentam voltar aos dias de glória.

Chegando ao estádio, consegui ainda fotografar as duas equipes posadas, coisa que raramente consigo em partidas de equipes profissionais. Seguem as fotos:

Sobradinho Esporte Clube.

Clube de Regatas Guará.

O Sobradinho demorou apenas dois minutos para abrir a contagem. Vitão, após cobrança de escanteio, estufou as redes, fazendo 1 a 0 para o Leão da Serra.

Logo no início, o Sobradinho marcou seu gol.

O Sobradinho continuou melhor no jogo, mas criava poucas chances reais de gol. Depois dos 15 minutos, o Lobo melhorou, e passou a criar algumas chances de empatar.

Jogador do Sobradinho recebe marcação.

Marcação mais forte.

No entanto, após a parada para hidratação, na metade da primeira etapa, o nível do jogo caiu, e as duas equipes não criaram mais praticamente nada. Somente nos minutos finais o Sobradinho tentou alguma coisa, mas sem muito sucesso. E o primeiro tempo terminou mesmo com a vantagem mínima para o Leão da Serra.

Goleiro do Lobo para o ataque adversário.

Sobradinho tenta sair do campo de defesa.

O Lobo veio para o ataque no segundo tempo, em busca do empate. Porém, o time "da casa" criava poucas chances de gol, apesar do domínio territorial.

Jogador do Guará cercado.

Na segunda etapa, aconteceu exatamente o contrário. O jogo melhorou após a parada técnica, e as equipes criaram boas chances de gol. O Guará era melhor no jogo, e criava mais chances, mas o Leão da Serra também não deixava por menos, e chegou a ter um gol anulado, aos 34 minutos.

Mais uma vez, jogador do Guará tenta sair da marcação.

Já nos minutos finais, o Lobo ainda teve Júlio expulso. A expulsão poderia ter complicado a situação do Guará, mas o Lobo continuou atacando mais. No entanto, o jogo terminou mesmo apenas com o solitário gol do Leão da Serra logo no início. Guará 0x1 Sobradinho.

O resultado levou o Sobradinho a 6 pontos na tabela de classificação, enquanto o Guará continuou com 3 pontos. As duas equipes mostraram que têm potencial, e têm condições de fazer uma grande campanha na competição. Quem foi ao histórico campo do Defelê não se arrependeu.

Fim de jogo, hora de retornar ao lar, para um bom jantar, e o merecido descanso, em vista da semana que está por vir.

Nenhum comentário: