sábado, 6 de dezembro de 2014

Retrospectiva 2014 - Parte 2 (Copa)

O ano de 2014, claro, foi um ano de muito futebol por todo o Brasil. Campeonatos Estaduais, Brasileirão das quatro divisões, a bola rolou nos quatro cantos do país. Mas não tem como negar que o grande evento futebolístico deste ano, no Brasil, foi a Copa do Mundo. Ao todo, 64 partidas movimentaram doze cidades brasileiras, e torcedores do mundo inteiro voltaram seus olhos ao que acontecia aqui no Brasil. Não poderíamos ficar de fora da festa, e, embora, ao contrário da Copa das Confederações, eu tenha decidido ver partidas apenas em Brasília, eu tive a chance de ver sete grandes jogos no Mané Garrincha. Segue uma breve lembrança desses jogos:

1. Suíça 2x1 Equador - Jogo 701 - 15/06/2014 - Um bom jogo para marcar a minha estreia em jogos da Copa do Mundo. Mesmo com a Suíça jogando melhor, o Equador terminou o primeiro tempo em vantagem. A Suíça empatou logo no início do segundo tempo. E o jogo seguiu indefinido até o fim. Já nos acréscimos, Arroyo perdeu uma chance incrível para o Equador e, na jogada seguinte, a Suíça chegou à vitória, com Seferovic. É aquela história, quem não faz leva.


2. Colômbia 2x1 Costa do Marfim - Jogo 702 - 19/06/2014 - A Colômbia, candidata a surpresa da Copa, fez sua segunda partida na competição na Capital Federal. Foi um jogo movimentado, com muitas chances de gol, mas as redes só balançaram aos 18 minutos da segunda etapa, quando James Rodriguez colocou os colombianos na frente. Seis minutos depois, Quintero ampliou. Logo em seguida, Gervinho diminuiu a diferença e pôs fogo no jogo. Mas ficou nisso mesmo.


3. Camarões 1x4 Brasil - Jogo 703 - 23/06/2014 - Partida que foi o retrato da seleção brasileira nessa Copa. Enfrentando a pior seleção do Mundial, o Brasil abriu a contagem, depois foi pressionado e levou o gol de empate. O Brasil ainda faria 2 a 1 antes do intervalo, e balançaria as redes por mais duas vezes no segundo tempo, mas os torcedores certamente não saíram convencidos da força da seleção brasileira.


4. Portugal 2x1 Gana - Jogo 704 - 26/06/2014 - Em um jogo marcado por confusões extracampo, Portugal terminou o primeiro tempo vencendo com um solitário gol. Gana chegou ao empate aos 11 minutos, e, aos 35, a estrela lusitana, Cristiano Ronaldo, sacramentou a vitória portuguesa. Não adiantou nada: as duas seleções morreram abraçadas


5. França 2x0 Nigéria - Jogo 705 - 30/06/2014 - Tinha início a fase do mata-mata da Copa do Mundo, e sua matemática simples do "perdeu, está fora". O jogo foi equilibrado, marca de uma partida em que as duas seleções não podem perder. O primeiro gol francês saiu aos 34 minutos da etapa final, com Pogba. Nos acréscimos Yobo fez contra, e fechou o placar em 2 a 0 para os franceses. Assim, os nigerianos voltavam para casa e os franceses se classificavam para enfrentar a Alemanha no Maracanã.


6. Argentina 1x0 Bélgica - Jogo 706 - 05/07/2014 - Assim como em 1982 e 1986, Argentina e Bélgica se enfrentavam novamente por uma Copa do Mundo, e coube a Brasília receber essa partida. Higuaín marcou o gol da argentina aos sete minutos de jogo. E, apesar de toda a disposição das duas seleções, esse foi o único gol da partida. A Argentina seguia na Copa, e a Bélgica voltava para casa.


7. Brasil 0x3 Holanda - Jogo 707 - 12/07/2014 - A decisão do terceiro lugar é a partida que nenhuma seleção quer jogar. Porém, uma vez que já estavam lá, Brasil, massacrado pela Alemanha por 7 a 1 nas semifinais, e Holanda, eliminada pela Argentina nos pênaltis, estavam lá em busca desse "prêmio de consolação". Melhor para os holandeses, que abriram a contagem em uma cobrança de pênalti de Van Persie logo no início da partida, aumentaram pouco depois, puxaram o freio de mão e fecharam a conta já no final da partida. Assim, a Holanda terminou a Copa em terceiro lugar, enquanto o Brasil ficou apenas com a quarta colocação.


Nenhum comentário: