domingo, 9 de novembro de 2014

Itaberaí perde para o Umuarama, mas sobe à segunda divisão goiana

Começo esta cobertura fazendo um mea-culpa. Até a presente data, eu não havia visto nenhuma partida da segunda e terceira divisões goianas da atual temporada. Fatores diversos me afastaram dos estádios goianos durante essas competições. Mas, na tentativa de pagar pelo menos uma parte dessa minha dívida, peguei a estrada no último sábado e me dirigi a Itaberaí, mais exatamente ao Estádio Rio das Pedras. No templo em questão, o Itaberaí mediu forças com o Umuarama, time da cidade de Iporá, que foi o 200º clube que vi ao vivo. Por outro lado, o time da casa era novidade da minha lista, e se tornava o 235º clube a fazer parte da mesma. O Rio das Pedras também era um estádio que eu não conhecia, e passou a ser o 56º palco em que eu via uma partida de futebol. No que diz respeito ao jogo, se tratava da semifinal da Terceira Divisão goiana, e, como duas equipes seriam promovidas, esse jogo definiria um dos novos integrantes da Segundona. A vantagem era toda do time da casa, que, além de jogar com a vantagem do empate no saldo de gol das duas partidas, já havia vencido fora de casa por um a zero, e estaria na final mesmo se perdesse por um gol de diferença. À equipe de Iporá, somente a vitória a partir de dois gols de diferença interessava. Quem passasse de fase decidiria o campeonato contra o vencedor de Quirinópolis x Inhumas. Sem perder tempo, acordei cedo no sábado para pegar a estrada e chegar a Itaberaí, para esse grande jogo.

Precisando da vitória, o Umuarama começou melhor no jogo, e já nos primeiros minutos o time perdeu algumas chances de abrir a contagem. Porém, o ímpeto não durou muito, e logo o jogo ficou mais equilibrado, com as duas equipes se alternando no ataque.

Jogador do Itaberaí com a bola recebe a marcação de dois adversários.

A partir dos 15 minutos o Umuarama voltou a ser ligeiramente superior, e chegou a criar algumas chances claras de gol, que o goleiro e os defensores do time da casa conseguiram afastar. E a toada do restante do primeiro tempo foi essa, o Umuarama um pouco melhor, mas as equipes não aproveitavam as chances que criavam. E o zero não saiu de nenhum dos dois lados do placar até o intervalo.

Bola na área: Umuarama tenta o gol.

O Umuarama demorou sete minutos para abrir a contagem. Gustavo cabeceou livre e marcou para os visitantes. Com o gol, o Itaberaí finalmente acordou, e passou a mandar no jogo. Mas criava poucas chances reais, e desperdiçava as que criava. A melhor chance foi aos 23 minutos, quando o time da casa aproveitou um contra-ataque para mandar no travessão.

Observado pelo árbitro, jogador do Umuarama tenta sair da marcação.

No final, o Umuarama, que precisava de mais um gol para se classificar, foi para o ataque de forma desordenada. O Itaberaí se segurou, e as redes não balançaram mais até o apito final.

Ainda o Umuarama no ataque.

Cada uma das equipes venceu por 1 a 0 o jogo que fez como visitante, e, como o regulamento previa que, nesse caso, a equipe que houvesse terminado em primeiro lugar no seu grupo chegaria à final, o Itaberaí fez a festa, apesar da derrota. Além da vaga na final, o time garantiu o acesso à Segunda Divisão estadual, e no ano que vem brigará pelo acesso à elite com equipes tradicionais como Vila Nova e Goiânia, entre outros. O Umuarama foi valente durante todo o jogo, mas segue na Terceira Divisão estadual por mais uma temporada.

Fachada do Estádio Rio das Pedras: 56º templo futebolístico onde vejo um jogo.

Fim de jogo, peguei a GO-070 para descansar na bela capital goiana, e voltei a pegar a estrada no dia seguinte para retornar a Brasília.