quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Nos pênaltis, Emelec elimina Goiás da Copa Sulamericana

A última quarta-feira reservou um encontro internacional perto da Capital da República. Mais exatamente no Estádio Serra Dourada, onde se enfrentaram, pela Copa Sulamericana, Goiás e Emelec. O time de Guayaquil se tornou o 233º clube da minha lista, segundo equatoriano e 20º estrangeiro. No primeiro jogo, em solo equatoriano, o Goiás vinha conseguindo segurar o 0 a 0, mas, no finalzinho, o Emelec marcou o gol que garantiu a vitória. O resultado deixava os goianos com a obrigação de vencer por dois gols de diferença - ou a vencer por 1 a 0 para levar a partida para os pênaltis. Qualquer coisa diferente disso classificaria o Emelec. Era esse o cenário que me esperava na capital goiana.

Chegando ao Serra Dourada, tive uma dificuldade para entrar que eu confesso que não esperava. A fila na bilheteria das arquibancadas era imensa, o que me fez optar por ver o jogo das cadeiras, enfrentando uma fila menor na bilheteria. Mas, para entrar no estádio, ainda tive que ficar por pouco mais de dez minutos na fila de entrada. Feito isso, e após encontrar um lugar nas cadeiras, restou esperar pelo apito inicial do árbitro.

A tradicional placa perto do gol, que indica a cidade onde o jogo acontece.

Como se diz no jargão popular, as duas equipes começaram a partida "se estudando". O jogo, nos primeiros minutos, era concentrado no meio de campo, e as equipes pouco conseguiam produzir quando chegavam à área adversária.

Bola no meio de campo.

Aos 19 minutos, o Goiás aproveitou um contra-ataque para abrir a contagem. Erik fez uma bela jogada na área e bateu no alto, fazendo Goiás 1 a 0.

Em desvantagem, o Emelec passou a tocar a bola, buscando espaços na defesa goiana, mas o time da casa se fechava bem. Somente aos 28 minutos uma confusão na área assustou a torcida da casa. Mas o goleiro Renan agarrou a bola e interrompeu o lance.

Bola na área do Goiás.

Nos 15 minutos finais da primeira etapa, as equipes criaram algumas chances, e o jogo ficou um pouco mais aberto. Mas o placar final da primeira etapa foi mesmo de 1 a 0 para o Goiás.

O Emelec começou o segundo tempo indo para cima. O time criou algas chances boas de empatar já nos primeiros minutos.


Alguns flashes do segundo tempo.

A partir dos 20 minutos, o time visitante diminuiu a pressão, e o Goiás conseguiu criar algumas boas chances de gol, especialmente no contra-ataque. Mas o time pecava pela falta de pontaria e, nos minutos finais, as duas equipes pareciam mais interessadas em levar para os pênaltis. E cada equipe ainda desperdiçou uma chance nos acréscimos. Assim, a partida foi mesmo decidida da marca da cal.

O placar final do tempo normal levou o jogo para os pênaltis.

Depois das cinco cobranças regulamentares, cada equipe havia convertido quatro delas, o que levou à série de cobranças alternadas. Esquerdinha, do Goiás, e Gaibor, do Emelec, converteram. Mas, em seguida, Pedro Henrique desperdiçou sua cobrança e coube a Giménez converter seu tiro e classificar o time equatoriano.

Assim, o Emelec segue na Copa Sulamericana, e enfrentará o São Paulo na próxima fase. O Goiás, na matemática simples do mata-mata, se despede da competição.

Encerrada a partida, e após superar o crônico problema da dificuldade que existe para se sair do estacionamento do Serra Dourada, cheguei ao hotel por volta da uma da manhã, e descansei para pegar a estrada no dia seguinte.

Nenhum comentário: