segunda-feira, 14 de julho de 2014

Balanço da Copa

Após um mês, é chegada a hora de se despedir da Copa do Mundo. Devo dizer que nunca achei que algum dia fosse ver um jogo de Copa do Mundo ao vivo e, a bem da verdade, nunca coloquei isso como meu grande projeto de vida. Mas, uma vez que a Copa veio ao Brasil, não pude deixar a oportunidade escapar, sabia que me arrependeria se assim o fizesse.

Ir aos estádios para os jogos da Copa foi uma experiência única. Tive a oportunidade de ver gente do mundo todo em minha cidade por conta da competição, e recebi muitos amigos e familiares em minha casa para ver as partidas do Mundial. No total fui ao Mané Garrincha por sete vezes - não vi jogos da Copa em outras cidades. Além disso, no mesmo contexto, vi três jogos da Copa das Confederações e dois amistosos no ano passado, totalizando 12 visitas a diversos estádios brasileiros. Infelizmente, o "crime" de realizar o amistoso entre Irã e Trinidad e Tobago com portões fechados me impediu de ver mais uma partida.

De toda forma, uma experiência que vou lembrar pelo resto da vida. Dificilmente haverá outra Copa no Brasil enquanto eu estiver vivo, de modo que valeu ter vivido ao máximo esses dias. Agradeço a cada um que esteve comigo nesse mês de Copa. Daqui em diante, voltam os jogos do "campo de terra", que eu adoro - domingo que vem já teremos uma cobertura. Já estou ansioso para voltar para "casa", depois desse mês em um mundo totalmente diferente.

Alguns números para completar:

Jogos da Copa: 7
Gols: 20 (média de 2,86 gols por jogo)
Seleções para a lista: Suíça, Colômbia, Costa do Marfim, Camarões, Gana, Argentina, Bélgica e Holanda (total atual: 18 seleções)
Seleções revistas: Equador, Brasil, Portugal, França e Nigéria

Jogos de competições Fifa vistos em 2013 e 2014: 10
Gols: 33 (média de 3,30 gols por jogo)

Jogos de competições Fifa e amistosos de seleções vistos em 2013 e 2014: 12
Gols: 40 (média de 3,33 gols por jogo)

Links:


Com esse pequeno balanço, o Campo de Terra se despede da Copa. Espero ter feito uma boa cobertura dos jogos que vi ao vivo. Daqui em diante, volta a nossa programação normal. Meus agradecimentos a quem esteve comigo durante esses jogos - e sei que corro o risco de cometer alguma injustiça e esquecer alguém: meus pais, Sônia e Ronaldo, minha irmã, Fernanda, minha sobrinha, Rosa, o amigo candango Lúcio, os amigos Fernando e Estevan, do Jogos Perdidos, os primos Jonas, Luciano e Carlos, o amigo mauaense Luiz Gustavo e tantos outros que encontrei pelos estádios. Grande abraço a todos.

Nenhum comentário: