domingo, 10 de novembro de 2013

Palmeiras vence Joinville no Pacaembu

Após quase um mês sem pisar em um estádio de futebol, mais por falta de tempo e de jogos disponíveis do que por qualquer outra coisa, aproveitei o último sábado para fazer um bate-volta até a Capital Paulista, para seguir o confronto entre Palmeiras e Joinville, pela Série D. O confronto valia muito mais para o time catarinense, que ainda busca uma vaga na elite, do que para os paulistas, já garantidos na Série A em 2014, e que buscam apenas o quase simbólico título de campeão da Série B. Nesse jogo, retornei, após quase quatro meses, ao Pacaembu, o mais "charmoso" estádio paulistano - a última vez havia sido no jogo entre o próprio Palmeiras e o Bragantino, em julho, que também havia sido meu último jogo do Palmeiras ao vivo - e voltei a ver o Joinville in loco após mais de dez anos - a última vez havia sido em 10 de maio de 2003, no Serejão, em derrota do JEC para o Brasiliense por 2 a 0. Assim, após chegar a São Paulo pela manhã, e aproveitar para fazer uma visita às obras do novo estádio palestrino, me dirigi ao Pacaembu para mais esse jogo.

O Palmeiras parecia já estar em ritmo de férias. Os primeiros minutos de jogo foram de pouquíssima emoção, com as duas equipes arriscando muito pouco. O time catarinense se aproveitava da aparente indiferença da equipe da casa, e chegava até mesmo a criar algumas chances perigosas para abrir a contagem. O time paulista, uma vez ou outra, chegava com perigo, mas os dois times não conseguiam realmente fazer uma partida emocionante.

Jogador do Palmeiras caído, e bandeirinha sinaliza falta.

O Palmeiras abriu o placar aos 22 minutos, em um dos raros lances realmente perigosos do jogo. Valdivia deu um passe para Leandro, que chutou rasteira, no canto direito do goleiro Ivan, fazendo 1 a 0 Palmeiras. Confesso que, de onde eu estava, tive certa dificuldade de ver o lance, só vi o chute do Leandro e a comemoração da torcida logo em seguida. Mas, de toda forma, o placar estava aberto.

Briga pela bola.

O time catarinense, em desvantagem, foi para o ataque. Mas a pressão do JEC na segunda metade da etapa inicial foi insuficiente para mudar a sorte do time, e as equipes foram para os vestiários com a vantagem mínima do lado palestrino.

Se o primeiro tempo já foi pouco emocionante, os primeiros 25 minutos da etapa final chegaram a ser algo constrangedor. Esses minutos se resumiram ao Joinville tocando bola na intermediária do Palmeiras. E, se os catarinenses não encontravam forças para penetrar na defesa, o Palmeiras também não conseguia recuperar a posse de bola para tentar alguma coisa. Na prática, foram 25 minutos de não-futebol.

Jogador do Joinville tem a bola sob controle.

A expulsão de Leandro, aos 10 minutos, certamente contribuiu para a ineficiência ofensiva do Palmeiras. Mas, aos 25 minutos, o time paulista marcou o segundo gol, com Juninho, após receber passe de Valdivia. Com o gol, o nível da partida melhorou um pouco, mas as redes só voltaram a balançar aos 42 minutos, com Serginho: Palmeiras 3 a 0. O alviverde ainda teve uma chance para aumentar, e o Joinville parecia sem forças para reagir. Assim, a partida terminou mesmo com a vitória do Palmeiras por 3 a 0.

A sempre bela visão panorâmica do Pacaembu.

Apesar da derrota, o Joinville foi beneficiado pelos demais resultados da rodada, e, apesar de ocupar apenas a oitava colocação, está a apenas um ponto do Icasa, quarto colocado, e último time da zona de acesso. O Palmeiras está muito perto do título de campeão da Série B - falta apenas um ponto para o time alcançar esse objetivo -, mas dá sinais claros de que precisa se reforçar se quiser fazer um bom papel em 2014.

Fim de jogo, tomei um taxi na Doutor Arnaldo e voltei para o aeroporto de Congonhas, para mais uma hora e meia nos ares, antes de chegar em casa.

Nenhum comentário: