segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

CdT na Grande Porto Alegre - Parte 1 - Zequinha e Cerâmica ficam no zero

E, no último sábado, coloquei em prática um antigo projeto. Além de conhecer a belíssima Porto Alegre, fui ver uma partida de um dos clubes mais queridos da cidade: o São José, que recebeu o Cerâmica no Passo d'Areia, seu estádio. O Zequinha, como é conhecido, começou o campeonato vencendo suas partidas. Na última quarta-feira, o time foi goleado pelo Grêmio, e perdeu sua invencibilidade, mas ainda chegou à rodada liderando seu grupo e com a melhor campanha da competição. O Cerâmica, da cidade de Gravataí, também perdeu seu jogo do meio de semana, diante do São Luiz de Ijuí, e, antes dessa partida, ocupava o terceiro lugar do Grupo A, o que, se mantido, garantirá ao clube a passagem à próxima fase. Assim, o jogo prometia ser bom, com duas equipes "mordidas", que buscavam a recuperação.

O primeiro tempo foi fraco, com as duas equipes tentando atacar, mas com as defesas levando ampla vantagem sobre os ataques. O Zequinha teve uma boa chance apenas aos 36 minutos, com uma bola que passou rente à trave. O Cerâmica respondeu cinco minutos depois, em uma cobrança de falta que também passou raspando. E, dois minutos depois, nova chance para o time da casa, em cabeçada que passou perto do gol.

São José ataca.

Esses três lances destoaram em um primeiro tempo de poucas emoções, que terminou mesmo sem gols. Restava esperar o que os técnicos preparariam para a segunda etapa.

Agora é o Cerâmia na frente.

No segundo tempo, as defesas "diminuíram o ímpeto", e as duas equipes passaram a criar algumas boas chances de abrir a contagem. Mas os atacantes seguiam finalizando mal, e o gol não saía. Durou pouco, porém, a disposição das equipes para atacar, e logo o jogo voltou ao seu ritmo normal.

Mais uma tentativa do Zequinha.

Aos 31 minutos, a situação do Zequinha se complicou quando Willian fez falta dura e levou o segundo amarelo, sendo convidado a se retirar. Depois disso, o Cerâmica tomou conta do jogo, mas não conseguia transformar esse domínio em chances de gol. E o placar final foi mesmo zero a zero.

Ataque do Cerâmica, sob marcação da defesa.

Tecnicamente, o jogo foi muito fraco. Ambas as equipes precisam mostrar muito mais futebol em suas próximas partidas se desejarem chegar a algum lugar. O Zequinha, com esse empate, continua tendo a melhor campanha da competição. O futebol mostrado nessa partida, porém, não foi compatível com essa campanha. E o mesmo vale para o Cerâmica, que não jogou bem. O time de Gravataí ainda está na zona de classificação para a próxima fase, mas tem o Grêmio na cola, dois pontos atrás - e, frise-se, o Tricolor Gaúcho escalou um time misto em boa parte das primeiras rodadas. De modo que ambos os times precisarão jogar mais bola se quiserem manter suas aspirações.

Fim de jogo, e pé na estrada, para mais uma cobertura.