segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Bahia bate Atlético Goianiense e permanece na Série A em 2013

O Brasileirão de 2012 chegou à sua última rodada com praticamente todas as suas sentenças já definidas. Faltavam apenas algumas definiçoes na zona de classificação para a Copa Sulamericana - na última temporada com o atual critério de definição das vagas - e na zona de rebaixamento. Talvez por isso a rodada final não tenha despertado tanto a atenção das torcidas. Mas nem por isso deixamos de ir ao estádio para prestigiar uma das partidas que fechariam a competição. Assim, fui ver a única partida disputada entre clubes de diferentes regiões do Brasil, que foi o jogo entre Atlético Goianiense e Bahia. A partida valia mais para o Tricolor da Boa Terra, que buscava afastar uma remota possibilidade de rebaixamento. Um empate garantiria o time na Série A em 2013. O Dragão apenas cumpria tabela, pois já estava rebaixado, e fazia uma melancólica partida de despedida da elite. Para ver o que ia acontecer, peguei a estrada, e fui para o Serra Dourada.

O jogo começou com boas chances para ambos os lados. O Dragão começou o jogo mostrando que não aceitava o papel de coadjuvante, e logo aos três minutos Rayllan perdeu uma grande chance, cara a cara com o goleiro tricolor. Depois do susto, o Bahia melhorou no jogo, e criou as melhores chances. Mas pecava nas finalizações. O Dragão chegou várias vezes com perigo nos contra-ataques.

Jogador do Dragão protege a bola.

Apesar do lastimável estado do gramado, o jogo era bom. O Bahia foi melhor durante todo o primeiro tempo, e o time da casa, depois de algum tempo de inoperância ofensiva, voltou ao jogo por volta dos 20 minutos, criando algumas boas chances. O jogo, a partir daí, ficou bom, com as duas equipes buscando o ataque, embora as chegadas da equipe soteropolitana fossem mais perigosas.

Bahia no ataque.

Mas a disposição das duas equipes não foi suficiente para mexer no placar no primeiro tempo. Tricolor e Dragão foram para o intervalo com o zero a zero no placar.

No segundo tempo, o Atlético desanimou, e o Bahia começou atacando mais. No entanto, a marca da segunda etapa foi a capacidade incrível dos dois times de desperdiçarem bisonhamente as chances criadas, e de cometerem erros diversos. E, depois dos primeiros minutos em que o Tricolor da Boa Terra parecia decidido a buscar o gol, o jogo foi horroroso em todo o restante da etapa final, e somente o anúncio do primeiro gol do Náutico diante do Sport, que salvava o Bahia da degola, animou a torcida presente.

Novamente, bola na área em ataque do Bahia.

Somente aos 44 minutos, Rafael salvou o jogo de um 0 a 0 que ilustraria melhor o que foi a partida no segundo tempo. Em uma falha do zagueiro Gustavo, que recuou mal para o goleiro Márcio, a bola sobrou livre para o jogador do time baiano, que abriu a contagem. E aí foi só esperar o apito final. Atlético Goianiense 0-1 Bahia, placar final.

No final, o Dragão mantém a esperança.

O resultado salvou o Bahia do rebaixamento. Muito pouco para um time que tem uma torcida tão apaixonada como o Tricolor da Boa Terra, e que certamente tem todas as condições de brigar por algo maior. O Atlético, por sua vez, se despede da Série A. Para a torcida, e para todo o Centro-Oeste, fica a esperança de que essa despedida seja apenas um até logo. O Dragão tem todas as condições de se reerguer dessa temporada desastrosa, e voltar à divisão principal do futebol brasileiro.

Encerrado o jogo e o Campeonato Brasileiro, fui para o merecido descanso para, na segunda-feira, pegar a estrada e voltar para Brasília.

Nenhum comentário: