segunda-feira, 3 de setembro de 2012

São Bento surpreende Audax no Nicolau Alayon

Eu não tinha planos de repetir, no último fim de semana, a maratona futebolística do sábado e do domingo anteriores, quando vi três jogos in loco, dos quais relatei dois aqui no blog. Mas a chance de incluir na minha lista pessoal de times vistos in loco um dos mais tradicionais clubes do interior paulista não poderia passar em branco. Por isso, nesse fim de semana eu fui ao Estádio Nicolau Alayon, tradicional cancha nacionalina, para um jogo onde o dono da casa não estaria presente: a partida era entre Audax e São Bento, e o clube sorocabano se tornou o 189º time que já vi em estádios. Curiosamente, no mesmo estádio e contra o mesmo adversário, eu "matei" outro time sorocabano, o Atlético Sorocaba, há alguns meses, e relatei esse jogo aqui. Voltando ao jogo da tarde do último sábado, as duas equipes integram o equilibrado Grupo 4 da Copa Paulista, o mesmo de Juventus e Grêmio Osasco, e o Audax começou a rodada ocupando o quarto lugar, mas apenas três pontos atrás do líder Atlético Sorocaba. O São Bento, por sua vez, era apenas o sétimo colocado, com sete pontos, dez a menos do que seu adversário. Tudo levava a crer que o Audax era o favorito, mas restava jogar, e certamente o São Bento não ia querer dar moleza.

Quando a bola rolou, no entanto, o que se viu foi um Audax tímido, que pouco conseguia criar. O castigo veio aos 10 minutos, quando Gabriel chutou fraco, de longe, e o goleiro do time da casa aceitou. O time sorocabano abria a contagem, 1 a 0 para o São Bento.

São Bento comemora gol de abertura de contagem.

O gol acordou o Audax, que foi para o ataque e perdeu algumas boas chances de empatar a peleja. Mas desperdiçou muitas chances, e desistiu muito rápido da pressão. Até que, aos 19 minutos, o São Bento chegou ao segundo gol. O próprio Gabriel chutou forte, de longe, e marcou um golaço. São Bento 2 a 0.

Jogadores brigam pela bola.

Depois disso, a equipe sorocabana passou a controlar mais o jogo, e, mesmo não oferecendo perigo, conseguia neutralizar a tímida pressão do Audax. E o primeiro tempo terminou mesmo com o São Bento vencendo por 2 a 0.

Um simpático expectador presente ao estádio.

Na segunda etapa, não chegou a ser uma surpresa que a maior parte do jogo acontecia no campo de ataque do Audax. Em desvantagem, o time da casa foi para cima, e o São Bento se defendia bem. No entanto, somente aos 23 minutos, e de pênalti, o Audax conseguiu diminuir. Ingro cobrou bem e deixou o placar em 2 a 1 para o São Bento.

Audax diminui, de pênalti.

E o São Bento se empenhou em segurar a vantagem no restante do segundo tempo, e ainda levou perigo em alguns contra-ataques. Mas a pressão do Audax não foi suficiente para mudar a história do jogo, e o São Bento acabou mesmo vencendo por 2 a 1.

Flahs de uma segunda etapa de pressão do Audax.

A vitória deu uma importante sobrevida ao São Bento, que continua em sétimo lugar, mas diminui a distância do "pelotão de elite". O Audax caiu para o quinto lugar, e deixa a zona de classificação. Mas tem apenas três pontos a menos que o vice-líder Juventus, e seis a menos que o Atlético Sorocaba, que, com os resultados do fim de semana, abriu vantagem. As rodadas finais virão cercadas de expectativas para esse grupo.

Após o término da partida, me despedi do Nicolau Alayon, pegando o trem para ir embora. Acordaria cedo no domingo, para mais uma cobertura.

Nenhum comentário: