domingo, 9 de setembro de 2012

Bangu vira sobre o América em Edson Passos

Depois de superar a barreira dos 600 jogos vistos em um estádio na sexta-feira, dei, no sábado, o primeiro passo para chegar aos 700 jogos vistos ao vivo. E foi um jogo em que eu realizei dois "sonhos de consumo" de uma vez só: os simpáticos América e Bangu cariocas. Ambos são clubes que têm a simpatia de todos os cariocas, que se juntam para apoiá-los sempre que seus times não estão envolvidos na disputa - quem não se lembra da final do Brasileiro de 1985, quando o Bangu caiu diante do Coritiba em um Maracanã lotado? O América, no entanto, não vive um bom momento: este ano, o time jogou a Segundona carioca e não conseguiu o acesso. O Bangu, por sua vez, teve uma reação espetacular no Cariocão deste ano: depois de uma taça Guanabara sofrível, em que o time parecia virtualmente rebaixado, o Bangu reagiu na taça Rio, e conseguiu uma das quatro vagas nas semifinais dessa fase do campeonato. Dessa vez, as duas equipes se enfrentaram no Estádio Giulite Coutinho, mais conhecido como Édson Passos, na cidade de Mesquita, em partida válida pela recém-iniciada Copa Rio, competição que permite ao seu campeão escolher entre uma vaga na Copa do Brasil ou na Série D em 2013. O Bangu começou bem na competição, somando 4 pontos em 2 jogos. O América folgou na primeira rodada e empatou seu jogo na rodada seguinte. Não sofrer sua primeira derrota na competição era o desafio para América e Bangu. Assim, depois de embarcar no trem na famosa Central do Brasil, cheguei no estádio pontualmente no horário para ver o que ia acontecer.

No começo do jogo, o Bangu tinha mais posse de bola, mas o jogo era concentrado no meio de campo, e as ações ofensivas eram raras. Em contrapartida, os poucos ataques do América eram mais perigosos.

Jogadores brigam pela bola.

E, de fato, foi o América que abriu a contagem. Aos 28 minutos, Thiago Ramos, de cabeça, abriu a conta para o time da casa.

Gol do América.

A festa durou pouco. Apenas quatro minutos depois, Eudes fez uma bela jogada e empatou para o Bangu. E as emoções do primeiro tempo ficaram por aí mesmo. Daí em diante, foram algumas boas jogadas isoladas, e só. A primeira etapa acabou mesmo com os dois times empatados em um gol.

Ataque do América, no primeiro tempo.

O segundo tempo começou com os papéis trocados. Agora era o América que tinha mais posse de bola, mas sem criar boas chances. O jogo continuava concentrado no meio de campo.

Jogador do América tenta sair da marcação.

Porém, depois dos 15 minutos, o América começou a pressionar com mais intensidade, e a criar boas chances de gol. A pressão acordou a torcida, que se empolgou.

Bola na área.

A pressão não durou muito, e logo as duas equipes deram sinais de que estavam contentes com o empate em um gol. Mas o Bangu resolveu mostrar que não estava assim tão contente com o resultado, e aos 35 minutos veio a virada, com Fábio Saci: Bangu 2 a 1. Depois do gol, o América acordou e voltou a pressionar. Mas já era tarde. Final: América 1-2 Bangu.

A competição está apenas em seu início, mas o Bangu já mostrou que tem condições de fazer um bom papel, w lidera o grupo D, com sete pontos. O América só soma um ponto, mas jogou uma vez mais que o clube de Moça Bonita. Ainda dá tempo, mas, em uma competição de tiro curto, uma boa arrancada é importante.

Encerrado o jogo, tomei o trem de volta para a Central, e em seguida tomei o caminho do Galeão, para voltar para Brasília.

Nenhum comentário: