quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Vila Nova faz 3 a 0 no Rio Verde e se recupera

Raras vezes, na minha vida, e em particular depois que criei este blog, assisti, em um dia de semana, a uma partida de futebol fora da cidade em que morava. Alguns particulares me levaram a pegar as BR 060 e 153 e ir até Aparecida de Goiânia, cidade vizinha à capital goiana, para ver o confronto entre Vila Nova e Rio Verde. Um deles foi aumentar mais um pouco a minha lista de times já vistos no estádio - o Rio Verde se tornou, na noite da última quarta-feira, o time número 167 que já vi ao vivo. Outro particular foi a possibilidade de voltar ao estádio Aníbal Batista de Toledo, lugar sempre agradável para ver uma partida de futebol - e onde o Vila teve que jogar essa partida, por conta de uma perda de mando de campo ainda no campeonato de 2011. E, por último, e certamente mais importante, a possibilidade de ver uma boa partida de futebol me levou a fazer essa viagem. O Tigre, após o rebaixamento para a Série C nacional, tem dois objetivos para a atual temporada: recuperar o título goiano, que não é seu desde 2005, e voltar à Série B do Brasileiro. E alcançar o primeiro desses objetivos certamente passava pela primeira partida da equipe como mandante em 2012. O Rio Verde, por sua vez, após vencer o título da Segundona goiana em 2011, volta à elite, e busca fazer um bom papel. Na primeira rodada, os dois times ficaram devendo: o Rio Verde chegou a assustar o favorito Atlético Goianiense, e esteve na frente por duas vezes. Mas o Dragão acabou vencendo por 4 a 2. O Tigre foi a Catalão e caiu diante do Crac, por 2 a 1. Portanto, o jogo seria vital para as pretensões de ambos. Sem perder tempo, após pegar a estrada, fui para o estádio para ver o que ia rolar por lá.

Bom, vamos ao jogo. Os primeiros 20 minutos foram de um jogo bastante movimentado e equilibrado, com o Rio Verde um pouco melhor. Mas poucas foram as chances boas de gol, à parte uma grande ocasião do Vila logo no primeiro lance do jogo.

E, exatamente aos 20 minutos, as redes balançaram pela primeira vez. Em uma série de ataques, o Vila teve um escanteio a seu favor. Após a cobrança, Rafael Vaz encheu o pé e fez 1 a 0 para o Tigre.

O efeito do gol foi positivo para o Vila. O time melhorou no jogo e passou a atacar mais e, com a defesa do Rio Verde se atrapalhando, chegou várias vezes com perigo.

No entanto, mesmo atacando mais, o Tigre precisou de um contra-ataque para chegar ao segundo. Aos 40 minutos, Rondinelly concluiu a jogada, fazendo 2 a 0 para o Vila.

Pouca coisa aconteceu até o apito final do primeiro tempo, e a etapa inicial terminou mesmo com o Vila vencendo por 2 a 0.

Flash do primeiro tempo.

Na etapa final, o Tigre continuou melhor, e criou, já nos primeiros minutos, boas ocasiões de gol. Até que, aos 15 minutos da etapa final, veio o terceiro gol. Assis fez uma bela jogada, passando por dois zagueiros e chutando cruzado, apenas tirando do goleiro. Vila Nova 3 a 0.

Com a ampla vantagem, o Tigre relaxou, e o Rio Verde esboçou uma pressão, mas pouco fez de concreto. Os raros ataques do Vila eram mais perigosos. A pressão dos visitantes durou até os 30 minutos, quando o Vila retomou o controle do jogo, e chegou várias vezes com perigo.

Mas acabou assim mesmo. Vila Nova 3 x 0 Rio Verde. O Tigre se recuperou com categoria do mau início de temporada. O Rio Verde, por sua vez, não conseguiu vender caro o resultado, como fez contra o Atlético, e segue sem pontuar. Mas ainda tem muito campeonato por jogar. Esse é só o começo.

Flash do segundo tempo. Peço desculpas pela escassez e pela qualidade das fotos. Infelizmente, já é difícil fotografar jogos à noite. E a fraca iluminação do estádio dificultou ainda mais as coisas.

Fim de jogo, peguei a BR.-153 e voltei para o hotel, em Goiânia. No dia seguinte, a estrada me esperava.