segunda-feira, 20 de julho de 2009

Anapolina e Brasília empatam em jogo de seis gols

E o Campo de Terra segue expandindo suas fronteiras. Neste domingo, peguei a BR-060 e fui até Anápolis, para acompanhar a partida entre Anapolina e Brasília. Tarde de estreias para mim: primeira vez no Estádio Jonas Duarte, e primeira vez no Campeonato Brasileiro da Série D. E um detalhe que me chamou a atenção depois: desde 2003 que eu não via um jogo da Anapolina ao vivo no estádio. A goleada de 3 a 0 sofrida para o Brasiliense no Serejão, pela Série B daquele ano, fora a última vez.

Chegando ao estádio, soube ainda de um tabu que desafiava a Anapolina: desde abril de 2008 que a Rubra não vencia adversários de outras cidades jogando em casa. Nesse período, o time só vencera uma partida diante do Anápolis no Jonas Duarte. Informação alentadora para os torcedores do Brasília, que ainda não vencera na competição.


Brasília se aquece.


Anapolina se aquece.


Sem mais delongas, vamos ao jogo. A partida começou equilibrada, com as duas equipes errando muito. O Brasília era ligeiramente superior, mas criava poucas chances reais de gol, e quando as criava, acabava desperdiçando. A Anapolina, por sua vez, criou pelo menos duas chances reais de gol, mas seus atacantes isolaram a bola.


Defesa da Anapolina sai jogando.


E foi a Anapolina quem acabou abrindo o placar. Aos 17 minutos, Camilo aproveitou-se de falha da defesa e, livre de marcação, só chutou para o fundo das redes, sem chances para Fernando. Rubra 1 a 0.


Anapolina comemora primeiro gol.


O Brasília sentiu o gol. Em desvantagem, o time parecia perdido em campo, e a Anapolina parecia ter o jogo sob controle. E, de fato, o segundo gol da Xata não demorou muito. Aos 29 minutos de jogo, Marco Antônio aproveitou confusão na área, após cobrança de escanteio, e marcou o segundo, novamente sem marcação. Anapolina 2 a 0.


Jogada que originaria o segundo gol da Rubra.


O Brasília parecia entregue. Mas o Colorado candango ainda encontrou forças para começar a reação. Aos 39 minutos, Edicarlos descontou para o time visitante.

O gol deu ânimo para o Brasília, que voltou a acreditar que poderia sair de campo com melhor sorte. O time ainda buscou o empate nos minutos finais da primeira etapa. Mas Anapolina e Brasília foram mesmo para os vestiários com a vantagem da Rubra, por 2 a 1.

Com o calor que fazia em Anápolis, aproveitei do intervalo para me refrescar, tomando a velha e boa Coca-Cola. Pronto para o segundo tempo, voltei para meu lugar nas cadeiras do estádio.


Já no segundo tempo, Brasília tenta sair jogando no meio de campo.


E, com o segundo tempo iniciado, o Brasília não demorou para completar o que tinha iniciado. Aos cinco minutos, jogada confusa na área, Neílson, lateral da Anapolina, cabeceou contra o patrimônio e reestabeleceu a igualdade no marcador. 2 a 2.


Brasília comemora gol de empate.


O jogo ficou parecido com o que estava nos primeiros minutos. Partida equilibrada, e o Brasília deu a impressão de que poderia virar o jogo. Mas foi o time da casa quem passou à frente. Leandro Kível, da Anapolina, sofreu penalidade. Mima, do Brasília, acabou expulso no lance. Na cobrança, o próprio Leandro Kível cobrou com força, sem chances para Fernando, e colocou a Anapolina novamente em vantagem: 3 a 2.


Confusão no ataque do Brasília.


Em desvantagem, o Brasília buscou o empate. E chegou lá aos 27 minutos. Alexandre Luz, zagueiro da Anapolina, com a bola dominada e pressionado por Thiago Silva, acabou entregando a rapadura, e o atacante colorado não perdoou: bola na rede, tudo igual novamente. Anapolina 3x3 Brasília.

Nos minutos finais, os dois times procuraram a vitória, mas esbarraram em seus erros. No último lance, a Anapolina esteve perto de marcar o gol da vitória. Mas o jogo terminou mesmo empatado. Final: Anapolina 3x3 Brasília.


Panorâmica do estádio.


O resultado manteve o time da casa em segundo lugar, mas com apenas um jogo a realizar em seu estádio, e ainda com o tabu de não vencer em casa. O Brasília se manteve em terceiro, e precisa vencer seus dois próximos confrontos, em casa, para continuar sonhando. No próximo fim de semana, os dois times voltam a se enfrentar, dessa vez no Distrito Federal.

Encerrada a partida, a estrada me esperava. Era a hora de mais uma viagem de retorno.

Nenhum comentário: