sábado, 13 de setembro de 2008

Cruzeiro e Brasília empatam e alcançam objetivos

Fechando a primeira fase do Campeonato Brasiliense da Segunda Divisão, três jogos hoje definiriam tudo. No Abadião, Santa Maria e Samambaia faziam um jogo de vida ou morte: quem perdesse daria adeus à competição, e para ambos uma vitória poderia não bastar. Cruzeiro e Ceilandense dependiam somente de si para seguirem adiante, mas a tarefa era ingrata: enfrentariam, respectivamente, o líder Brasília e o vice-líder Luziânia.

Como o Campo de Terra não poderia ficar de fora dessa rodada decisiva, corri para o simpático estádio do Cruzeiro, onde Cruzeiro e Brasília se enfrentariam às 15:30 desse sábado. A equipe da casa precisava da vitória para não depender do que acontecesse nos outros campos. O Brasília, já classificado, precisava de um empate para garantir o primeiro lugar nessa fase, mas tinha a motivação de vencer para manter o aproveitamento de 100%. Assim, o jogo prometia.

Brasília se aquece

Cruzeiro se aquece

A torcida do Cruzeiro, ciente da importância da partida, compareceu em bom número ao pequeno estádio da cidade. Os torcedores do Brasília, que sempre prestigiam a equipe no Mané Garrincha, também não se importaram de andar mais um pouco para chegar ao Cruzeiro, e marcaram presença. A promessa era de uma grande festa, dentro do campo e fora dele.

Fui então para dentro do campo, para esperar a entrada das duas equipes e fazer a tradicional foto dos times posados. Segue para vocês, com exclusividade:

Time do Cruzeiro posado.

Time do Brasília posado. O goleiro Diego estava aquecendo, e não apareceu.

O jogo, porém, foi morno. O Brasília não repetiu a boa atuação do jogo contra o Luziânia, e o Cruzeiro, na base da superação, fez uma boa partida e equilibrou as coisas, diante de um time que até então não havia sequer empatado. Poucas oportunidades foram criadas nos primeiros minutos de jogo.

Escanteio para o Brasília

Mas foi o Brasília quem abriu o placar. Numa cobrança de falta, o goleiro cruzeirense Fernando soltou a bola no pé do atacante colorado Thiago Silva. Sem marcação, ele só empurrou para dentro, abrindo a contagem. Os jogadores do Cruzeiro reclamaram, alegando irregularidade no lance. Não teve jeito: Brasília 1 a 0.

Cruzeiro tenta sair jogando. Com o gol sofrido, time da casa teve que atacar.

O jogo continuou morno pelos minutos seguintes, exceto por um gol do Brasília corretamente anulado. Mas apenas dois minutos foram suficientes para que o Cruzeiro virasse o jogo, quando a primeira etapa já se encaminhava para o seu final. Aos 40 minutos, Chefe aproveitou de uma cobrança de escanteio para igualar o marcador. E dois minutos mais tarde o próprio Chefe bateu cruzado para pôr os donos da casa em vantagem.

Cruzeiro ataca: time foi para o intervalo com a vantagem. Pela primeira vez no campeonato o Brasília estava atrás no marcador.

E mais nada aconteceria até o final do primeiro tempo. O Cruzeiro foi para o vestiário com a vantagem. Aproveitei o intervalo para ir a um dos bares da Feira do Cruzeiro, que fica ao lado do estádio, tomar a velha e boa Coca-Cola. Mesmo com o jogo morno, as redes balançavam, e muita coisa ainda estava reservada para a etapa final.

O segundo tempo começou com o Brasília tentando o gol de empate. Embora o time não chegasse com grande perigo, foi o Colorado que teve mais posse de bola e tentou atacar mais. O Cruzeiro se defendia e tentava aproveitar dos contra-ataques para marcar o terceiro e fechar o caixão. Com o Luziânia vencendo seu jogo, o empate passou a ser fundamental para o Brasília, se almejasse o primeiro lugar.

Cruzeiro vai ao ataque no segundo tempo: time buscava manter a vantagem.

Chefe estava inspirado: aos 23 minutos do segundo tempo, num perigoso ataque dos donos da casa, quase que ele marca o terceiro gol - seu e do Cruzeiro -, mandando a bola no travessão. O castigo não demorou muito: seis minutos depois, o atacante Giovani, que vinha sendo criticado pela torcida colorada, recebeu livre. Aí foi só tocar na saída do goleiro e reestabelecer a igualdade no placar: Cruzeiro 2x2 Brasília.

Cruzeiro briga pela bola em seu campo de ataque.

Daí em diante, pouca coisa aconteceu. Embora ambas as equipes brigassem muito, pouco perigo ofereceram aos goleiros adversários. A essa altura, o empate já garantia a classificação do Cruzeiro, graças à derrota do Samambaia diante do Santa Maria e o primeiro lugar ao Brasília. Mas não houve corpo mole, as duas equipes queriam vencer.

Jogada do Brasília, perto do final da partida.

E acabou assim mesmo: Cruzeiro 2x2 Brasília. Curiosamente, os confrontos semifinais repetirão os encontros dessa última rodada: Brasília e Cruzeiro voltam a se encontrar, enquanto na outra chave o Luziânia enfrenta o Ceilandense. As partidas de ida devem ocorrer no próximo final de semana. E o Cruzeiro terá novidade em seu banco de reservas: segundo antecipou o site Esporte Candango, José Lopes "Risada", técnico que levou o Dom Pedro II ao vice-campeonato brasiliense e à segunda fase do Brasileiro da Série C, foi anunciado pelo clube.

Nenhum comentário: