terça-feira, 12 de agosto de 2008

Luziânia atropela Guará e lidera

Terça-feira à tarde, horário de trabalho, a cidade toda está trabalhando, e enquanto isso, em algum lugar da cidade, tem uma bola rolando. A maioria das pessoas não pode ir, mas eu aproveitei que estou de férias e corri para o estádio do Cave, no Guará. Lá, às 16 horas, jogariam Guará e Luziânia, pelo Campeonato Brasiliense da Segunda Divisão. O Guará levantou a taça da divisão principal em 1996, e foi vice em outras seis ocasiões, a última em 1998. Mas desde então não vem repetindo os bons resultados, e pelo segundo ano consecutivo disputa a Segundona do DF. Já o Luziânia, equipe goiana que disputa o campeonato brasiliense, contabiliza quatro semifinais de campeonato: 1996, 1999 e 2006. Mas decepcionou no ano passado e acabou rebaixado. Agora, as duas equipes tentam voltar à eite e reviver seus bons tempos.

Cheguei ao estádio mais de uma hora antes do horário previsto para o início do jogo. Cheguei a ver alguns funcionáros preparando o campo para a partida. Naquele momento, só havia eu e eles no estádio. As arquibancadas estavam vazias.


Funcionários do estádio preparam o campo, uma hora antes da partida.

Um detalhe curioso do jogo foram as bandeirinhas de escanteio. Elas eram feitas de restos de faixas de propaganda. Pelo menos lá as faixas estavam cumprindo um papel mais útil do que conter avisos do tipo "Carol, mamãe te ama. Seja bem-vinda de volta!"


Detalhe da bandeirinha de escanteio, feita de faixa de propaganda.

Depois disso, saí para dar uma volta, e quando voltei comprei meu ingresso. Embora o portão que fica virado para o lado da Feira do Guará estivsse escancarado para quem quisesse entrar, fiz questão de entrar pela portaria principal e pagar meu ingresso, e com isso ajudar o time. Aguardei um pouco até o jogo começar, e quando as equipes entraram em campo, fui lá fazer a tradicional foto das equipes posadas. Aqui estão elas:


Clube de Regatas Guará.


Associação Atlética Luziânia.

A torcida nem teve tempo de se acomodar, e o Luziânia já foi fazendo o papel de visitante ingrato. Com 12 minutos de jogo, os goianos já venciam por 3 a 0.


Luziânia comemora o primeiro gol...



...o segundo...



...e o terceiro. Tudo isso em 12 minutos.

Com a ampla vantagem estabelecida, a equipe goiana puxou o freio de mão. O Lobo aproveitou a acomodação dos goianos, e teve algumas oportunidades, mas sem grande perigo para a meta adversária.



Dois flashes do primeiro tempo. O Luziânia diminuiu o ímpeto, mas ainda teve algumas chances, como nessa cobrança de falta.

Antes que o primeiro tempo acabasse, o Luziânia ainda marcou o quarto gol. Daí em diante, segurou o resultado até o fim da primeira etapa.


Luziânia comemora o quarto gol.


Mais um flash do primeiro tempo.


Torcedores, que compareceram mesmo numa tarde de terça-feira

Logo no início do primeiro tempo, o Guará diminuiu a diferença, com gol de Rafael, e deu a impressão de que poderia reagir. Mas, dali em diante, o jogo ficou morno, e as duas equipes abusaram do direito de perder gols.


Saída do Luziânia, após o gol do Lobo.


Flash do segundo tempo.

E assim caminhou a partida, até os minutos finais. No entanto, a torcida goiana ainda tinhauma surpresa reservada para ela. Já nos acréscimos, quando o placar parecia definido, o Luziânia marcou o quinto gol. Foi o último lance do jogo. Guará 1x5 Luziânia.


Luziânia comemora o quinto gol. Logo em seguida, árbitro encerrou a partida.

Infelizmente não tenho a lista de quem marcou os gols do Luziânia na ordem em que ocorreram. Mas os gols foram de Eraldo (2), Moisés, Veron e Chimba.

Encerrada a partida, corri para pegar a EPTG (no contra-fluxo, pois nessa hora a maioria das pessoas estão indo no sentido Plano Piloto-Taguatinga), para ir ao Mané Garrincha cobrir o jogo do Gama contra o Ceará, pela Série B nacional.

Update: divulgada a súmula da partida, segue a relação dos autores dos gols: Para o Luziânia, marcaram Heraldo aos dois minutos, Moisés aos 10, Veron aos 11, e novamente Heraldo aos 30 do primeiro tempo, com Chimba fechando a contagem aos 46 do segundo tempo. O gol de honra do Lobo oi marcado por Luciano, aos 5 minutos do segundo tempo.

Um comentário:

Anônimo disse...

OLá Raul, parabéns pelo blog, eu que adoro fotos de times posados estarei sempre por aqui.

Abraços.