terça-feira, 19 de agosto de 2008

Campeonato Brasiliense de Basquete

Os meus primeiros posts neste humilde blog foram sobre futebol, até porque a maioria dos esportes está parada aqui na Capital da Esperança. Mas é óbvio que este blog não se limita ao futebol. Aliás, muito pelo contrário, se o nosso objetvo é jogar um pouco de luz onde os holofotes da mídia estão distantes, falar de basquete, vôlei e demais esportes é uma obrigação.

Há muito tempo se joga basquete no Distrito Federal, mas só agora, com a presença do Universo, o nosso basquete está ganhando visibilidade nacional, e até internacional. O campeonato local viveu sua fase áurea nos primeiros anos da década atual, quando o Gama, sempre tradicional no futebol, e que na época estava na Primeira Divisão nacional, resolveu criar um time de basquete. Foi um sucesso de público, e alguns jogos do campeonato local de 2000 chegaram a ser transmitidos por uma emissora de TV para todo o DF.

Como se não bastasse, aquele campeonato acabou tendo uma final emocionante entre Gama e Apcef/Uneb. Ambas as equipes não contavam com nenhum jogador de nível de seleção nacional, mas conseguiram reunir o que havia de melhor no Quadrilátero de Cruls, e brigaram palmo a palmo pela primeira colocação na fase inicial, e depois pelo título. A final, em sistema de melhor de cinco jogos, foi emocioante (o quarto jogo, vencido pelo Gama, só foi decidido na terceira prorrogação), e só foi decidida na quinta partida, realizada num ginásio da Apcef (clube dos servidores da Caixa) abarrotado de gente, torcendo para ambas as equipes. A Apcef/Uneb venceu a partida e ficou com a taça.

No ano seguinte, o Gama deu o troco. As duas equipes voltaram a se encontrar na final, e dessa vez o Gama não precisou do quinto jogo: fechou a série por 3 a 1, e levantou a taça. A última partida foi realizada no ginásio da Asceb, o mesmo onde o Universo manda seus jogos atualmente, e contou com boa presença de gamenses, que invadiram a quadra após o fim do jogo.

Atualmente Gama e Apcef/Uneb não disputam mais o campeonato, que conta com jogadores de nível de seleção brasieira - que defendem o Universo - e com jovens promessas espalhadas pelos clubes. No entanto, o público já não prestigia como antes, uma vez que as partidas do campeonato nacional, que o Universo disputa, acabam atraindo mais as pessoas, enquanto no campeonato local o Universo geralmente vence suas partidas por larga margem de difeença, o que acaba afastando a torcida. Mas é sempre interessante ver uma partida da competição, tanto quando joga o Universo, para ver grandes jogadores em ação, quanto em jogo entre as demais equipes, para ver jovens promessas querendo estourar.

O campeonato masculino está previsto pra começar no próximo dia 5 de setembro. Já no dia 30 de agosto começa a Taça Zezão, que é o campeonato feminino. O Campo de Terra vai acompanhar tudo.

Nenhum comentário: